Placas padrão Mercosul: saiba quando a troca é obrigatória

No Paraná a placa padrão Mercosul é obrigatória desde o último dia dia 17 de dezembro. Imagem: Eric Brito

O novo modelo não tem lacre de segurança, mas conta com itens de segurança mais avançados, como um QR Code, que contém dados como número de série e de fabricação da placa do veículo.

A nova placa de carro com padrão Mercosul já entrou em vigor no Paraná trazendo mudanças importantes em relação a anterior. Mas, também, chegou trazendo algumas polêmicas, como, por exemplo, o fato de não constar o nome da cidade de origem, apenas o nome do País.

Para algumas pessoas, a nova sequência de letras e números também não foi vista com bons olhos, por dificultar a memorização dos números e letras da placa que custa em torno de R$ 250,00.

Vantagens estão no aumento do número de combinações

De acordo o professor de direito de trânsito Marcelo Araújo, a única vantagem da mudança é o aumento do número de combinações possíveis. “Quando você tinha um algarismo, ou seja,  poderia ter uma multiplicação por 10 números inseridos no meio dos caracteres alfanuméricos, você passa a ter 24 em função da quantidade de letras. Então, neste aspecto, você aumentaria o número de combinações”, avalia.

No Paraná a mudança é obrigatória

No Paraná a placa padrão Mercosul é obrigatória desde o último dia dia 17 de dezembro. Devem fazer a mudança, aqueles que compram um veículo novo, fazem a transferência de dono ou mudança de município, e o veículo ainda não está de acordo com o novo modelo. Para os demais veículos, não há prazo e a mudança não é obrigatória.

Tecnologias para segurança

O novo modelo não tem lacre de segurança, mas conta com itens de segurança mais avançados, como um QR Code, que contém dados como número de série e de fabricação da placa do veículo. No futuro, a intenção é implantar um chip de proteção, o que deve dificultar ainda mais a clonagem das placas.

6 mar 2019, às 00h00.

No Ar

RIC Notícias Dia

As primeiras notícias do dia e os fatos mais marcantes do estado do Paraná, com Ana Vaz e Eduardo Scola.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 14h50 Balanço Geral Curitiba
  • 17h20 RIC Notícias Live
Mostrar próximo post
Carregando