Olá {{nome}}
Logout
Ao vivo:
Próximo

Mário Tourinho

Trânsito Curitiba: motorista que usar faixa exclusiva passa a ser multado

Segundo a legislação, a infração leva à perda de 7 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47, além da possibilidade de remoção do veículo

Autor: Redação RIC Mais
Nova faixa exclusiva para ônibus na rua Mario Tourinho, no trecho entre a Vicente Machado e o Terminal Campina do Siqueira (Foto: Pedro Ribas/SMCS)
Nova faixa exclusiva para ônibus na rua Mario Tourinho, no trecho entre a Vicente Machado e o Terminal Campina do Siqueira (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

A partir da próxima segunda-feira (4), o motorista que insistir em trafegar pela faixa exclusiva para ônibus do transporte coletivo na Rua General Mário Tourinho, poderá ser autuado pelos agentes de trânsito ou guardas municipais. A determinação acontece duas semanas depois da adaptação dos motoristas que circulam pela região. 

Infração gravíssima

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro, a infração é de natureza gravíssima ao motorista que desrespeitar a sinalização indicativa da faixa exclusiva de ônibus na Mário Tourinho. O trajeto exclusivo aos ônibus é ao longo de 1,1 quilômetro, no trecho compreendido entre a Avenida Vicente Machado e o terminal Campina do Siqueira. Segundo a legislação, a infração leva à perda de 7 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47, além da possibilidade de remoção do veículo.

Desde o dia 21 de janeiro, quando a faixa exclusiva entrou em operação na Mário Tourinho, agentes de trânsito têm monitorado a situação e orientado os motoristas que passam pelo local. “Logo nos primeiros dias, pudemos perceber que o motorista se adequou rapidamente à novidade e a grande maioria já começava a respeitar a faixa exclusiva”, aponta a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Sinalização

Com sinalização específica em placas e pintura no pavimento indicando o caminho específico para os ônibus, a faixa exclusiva tem permitido mais agilidade ao transporte coletivo. E, aos motoristas, a superintendente de Trânsito ressalta que, em praticamente a totalidade da extensão da faixa exclusiva no trecho, não houve perda de faixa de circulação. “Isso foi possível porque retiramos as vagas de estacionamento que, até então, havia na rua”, explica ela.

Outros locais com faixa exclusiva

Além da Mário Tourinho, Curitiba tem faixas exclusivas para o transporte coletivo nas ruas XV de Novembro, Marechal Deodoro, Conselheiro Laurindo e Desembargador Westphalen.

Em 2018 foram emitidos 442 autos de infração para casos de irregularidade de circulação na faixa exclusiva para ônibus, de acordo com dados da Superintendência de Trânsito (Setran). Mais da metade das multas ficou concentrada na Conselheiro Laurindo. O segundo lugar onde mais infrações foram detectadas foi na Rua XV de Novembro.

O que achou desta matéria

  1. Péssima
  2. Ruim
  3. Regular
  4. Boa
  5. Excelente

Média dos leitores 0,0

  • Comentário via facebook