Ministra da Mulher visita Brumadinho e mantém encontro com autoridades

Uma das principais preocupações é oferecer uma justa reparação aos indígenas . Imagem: PM-MG/Divulgação

Para a agenda do dia, estão marcadas reuniões com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e autoridades das esferas estadual e municipal, além de visitas a regiões atingidas pela tragédia.

Acompanhada de comitiva, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, viajou hoje (7) para Brumadinho (MG), município onde uma barragem da mineradora Vale se rompeu, em 25 de janeiro, provocando a morte de ao menos 150 pessoas. Para a agenda do dia, estão marcadas reuniões com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e autoridades das esferas estadual e municipal, além de visitas a regiões atingidas pela tragédia.

Uma das principais preocupações é oferecer uma justa reparação aos indígenas 

Além da ministra, integram a comitiva membros da Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR) e Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA).

Uma das principais preocupações de Damares é a de oferecer uma justa reparação aos indígenas prejudicados pelo rompimento da barragem. “Não houve vítimas fatais, porém os indígenas estão sendo afetados, considerando que o rio [Paraopeba] foi contaminado e eles dependem dele para sobreviver”, disse a ministra em nota divulgada pela assessoria da pasta. “Estamos diante de uma tragédia humana. Viemos não somente prestar solidariedade, como também acompanhar se todos os procedimentos e protocolos de atendimento para situações de desastre estão sendo observados”, disse a ministra.

7 fev 2019, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando