Vacina contra febre amarela é indicada para quem for ao RJ e SP, diz OMS

Regiões metropolitanas das capitais dos dois estados e a Campinas (SP) e Niterói (RJ) ainda estão fora da recomendação. (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

Esta é a terceira alteração nas orientações a viajantes feita pela organização neste ano; confira as exceções!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar a vacina contra febre amarela para todos os viajantes internacionais que se destinam aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

A exceção vale para quem for apenas às áreas metropolitanas das capitais dos dois estados e a Campinas (SP) e Niterói (RJ). A orientação para São Paulo, divulgada nessa segunda-feira, é mais abrangente do que a adotada atualmente no Estado, pois inclui toda região litorânea paulista, hoje considerada livre de risco para a doença.

O coordenador de Controle de Doenças da Secretaria de Saúde de São Paulo, o infectologista Marcos Boulos, afirmou que a mudança da OMS não vai alterar a recomendação local. “Não vemos atualmente motivo para vacinar a população do litoral. Não há até o momento nenhum indício de risco de febre amarela naquela região.”

Boulos acredita que a recomendação da OMS foi tomada diante dos casos na Serra do Mar do Rio e do receio que os casos avancem para São Paulo. “O monitoramento está sendo realizado. Os casos ocorreram numa região distante do litoral paulista”, completou.

O diretor assegurou que, caso seja observado o aparecimento de infecções suspeitas ou de mortes de macacos com indícios da doença em áreas mais próximas à capital, a estratégia será revista. Boulos afirmou ainda ser necessária cautela na indicação da vacina contra febre amarela. Ele lembrou do risco, apesar de pequeno, de reações adversas.

Esta é a terceira alteração nas orientações a viajantes feita pelo organismo neste ano. Em janeiro, estendeu-se a indicação da vacina para 69 municípios do sul e sudoeste da Bahia. No dia 6 deste mês, foi a vez do Espírito Santo. O governo federal não comentou.

Veja também

Ministério da saúde aumenta o público-alvo de seis tipos de vacina

Governo adota novos critérios para doação de sangue

 

21 mar 2017, às 00h00.

No Ar

Cidade Alerta Paraná

Tudo que acontece no Paraná e que afeta o seu o dia a dia, de segunda a sexta, com Paulo Gomes.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 22h20 RIC Notícias Noite
Mostrar próximo post
Carregando