Olá {{nome}}
Logout
Ao vivo:
Próximo

Todo cuidado é pouco

Entenda o que é lente de contato dental, que deixou Simaria banguela

Cantora revelou na última terça-feira (7) que perdeu alguns dentes por causa do uso de facetas de porcelana, utilizadas para deixar o sorriso mais bonito

Autor: R7
Simaria contou que perdeu dentes por causa das facetas de porcelana (Foto: Reprodução Via R7)
Simaria contou que perdeu dentes por causa das facetas de porcelana (Foto: Reprodução Via R7)

Durante uma entrevista coletiva na última terça-feira (7), a cantora Simaria fez uma revelação que chamou a atenção dos fãs. Ao se preparar para voltar aos palcos depois de quatro meses afastada para tratar uma tuberculose ganglionar, a cantora revelou que ainda não está com a saúde completamente recuperada e que também teve outras complicações como uma bactéria no estômago, anemia, um problema no joelho e ainda perdeu alguns dentes.

“Se você me olhar sem dentes você corre [rissos]. Tô parecendo um vampiro”, disse a cantora que afirmou que a perda foi causada pelas lentes de contato dentais que colocou “com a pessoa errada”.

Lentes de contato devem ser colocadas com dentista

Lente de contato é o nome popular para as facetas laminadas que podem ser feitas de cerâmica ou resina – embora as de cerâmica sejam mais usadas. São lâminas extremamente finas, quase transparentes, que são coladas na superfície de cada dente para melhorar a aparência ou corrigir o formato e a posição. O único profissional que tem autorização para fazer esse tipo de tratamento é o cirurgião dentista especialista em dentística e prótese.

De acordo com o dentista Mario Sergio Giorgi, do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, quando se fala em posição, significa corrigir pequenos desvios. “É possível corrigir um diastema, espaço ou algum dente que esteja fora de lugar. Para grandes correções de posicionamento, o melhor é optar pelo aparelho ortodôntico”, explica. As facetas de cerâmica podem deixar o sorriso mais bonito, mas oferecem risco e não podem ser usadas por todas as pessoas.

Contraindicações e riscos das facetas de cerâmica

O tratamento é contraindicado para quem tem o costume de roer unhas, sofre com bruxismo ou com apertamento dos dentes porque isso pode quebrar ou descolar as facetas. “É preciso entender que as facetas são muito finas e, por isso, muito sensíveis. Quem coloca não pode mais cortar alimentos com os dentes da frente, por exemplo. Quer comer maçã do amor? Pode, mas tem que cortar com uma faca, não pode mais morder”, alerta o dentista. Também não podem ser colocadas em dentes com muitas restaurações. Giorgi explica que um dente com o tecido dentário comprometido não consegue receber a faceta porque ela deve ser colada no esmalte do dente. “Se o dente não tem esta estrutura, o melhor é optar por uma coroa, que cobre parte ou todo o dente danificado”, diz.

Outro problema de colocar a lente de contato em um dente que foi muito restaurado, é que, como elas são muito finas, o que está atrás pode transparecer. Por fim, as facetas de porcelana não devem ser usadas por quem não mantém uma boa higiene bucal – e é aí que está o maior perigo. As facetas são coladas no dente com um cimento especialmente desenvolvido que fica entre a faceta, o dente e a gengiva. "Sem uma boa escovação, vão acumular bactérias e microorganismos que podem infiltrar, chegar até o dente e causar cáries", explica.

A cárie pode gerar uma reação inflamatória na gengiva, que pode evoluir para uma inflamação no tecido que suporta os dentes. Desta forma, eles ficar moles e podem cair. Além disso, para tratar a cárie vai ser preciso tirar a faceta que não poderá ser reaproveitada. “Ela foi colada no esmalte do dente, para tirar tem que usar uma broca e ela vai ser quebrada”, explica Giorgi. Para evitar esses problemas, é fundamental que os dentes estejam em perfeitas condições de saúde antes da colocação das facetas. Para isso, de acordo com o especialista, é preciso ter planejamento.

Ele diz que o dentista deve avaliar com fotos e radiografias as condições de cada dente e avaliar se o paciente pode receber as facetas. O próximo passo é fazer uma limpeza e um clareamento para eliminar manchas e chagar a uma cor base. Como as facetas são praticamente transparentes, elas podem realçar alguma alteração de cor. “Também é interessante fazer uma simulação digital para que o próprio paciente possa avaliar os possíveis resultados”, explica o especialista.

Gostou da matéria? Curta a página do RIC Mais Paraná no Facebook.

O que achou desta matéria

  1. Péssima
  2. Ruim
  3. Regular
  4. Boa
  5. Excelente

Média dos leitores 0,0

Política de
comentários

comentários

Leia também:

Por Simone Nosima

MAIS ATENDIMENTO

Entenda!