Olá {{nome}}
Logout
Ao vivo:
Próximo

SAÚDE

Cuidados com a tatuagem: veja como prevenir problemas

Veja todos os cuidados com a tatuagem e evite dor de cabeça

Autor: Redação RIC Mais
Veja os cuidados com a tatuagem para evitar problemas futuros (Ilustrativa/Pixabay)
Veja os cuidados com a tatuagem para evitar problemas futuros (Ilustrativa/Pixabay)

Além de estar bem decidido sobre o que deseja fazer, ter cuidados com a tatuagem é fundamental para prevenir problemas com a pele depois da aplicação dos produtos. O Portal RIC Mais conversou com a dermatologista Cyntia Sumire Cooti sobre algumas dicas que podem evitar dor de cabeça antes, durante e depois da aplicação. Confira!

Seja decidido sobre a tatuagem

De acordo a com a médica dermatologista, quem deseja fazer uma tatuagem - independentemente do tamanho - deve estar bem decidido. “É um procedimento considerado 'definitivo'. Uma grande maioria se arrepende, por diversos fatores - mudança no relacionamento, trabalho etc. Se realmente for fazer, faça na cor preta por ser a mais fácil de ser removida”, conta.

Cuidados antes de fazer a tatuagem

Outra dica é para quem possui doenças crônicas na pele. Nestes casos, quem possui psoríase e vitiligo, podem piorar onde se tem algum trauma - podem piorar em alguns pacientes que já são alérgicos. Um outro alerta da médica é sobre feridas na pele. “Não pode estar com feridas, tipo herpes, ou bacterianas, ou verrugas virais. Também não é interessante onde se tem alguma pinta, pois alguma pode apresentar câncer no futuro”, alerta.

Confira o estúdio de tatuagem antes

Ter confiança no lugar ou pegar a opinião de alguém que já tenha feito é importante para não ter problemas futuros. O ideal é procurar um local que tenha certificado de liberação da vigilância sanitária, pois exigem fiscalização com frequência e avaliam se o local é seguro quanto a esterilização dos materiais utilizados.

A falta de cuidado na hora de manusear os aparelhos pode causar doenças como hepatites, aids, verrugas virais, infecções bacterianas, entre outras.

Pós tatuagem: como ter uma boa cicatrização

De acordo com a dermatologista, depois de fazer uma tatuagem é necessário evitar a exposição direta do sol até a cicatrização completa. Além disso, é indicado usar cremes cicatrizantes nos primeiros dias, manter o local limpo utilizando água e sabonete.

Ao notar pus ou feridas no local, procure um médico pra tratar logo no início.

E, no caso de arrependimento, procure um dermatologista para avaliar a remoção. Há casos, por exemplo, em que a tinta da tatuagem e determinadas cores causar alergia no local.

Promoção de Dia dos Pais

A rádio Jovem Pan Curitiba está com uma promoção para o Dia dos Pais - Amor na Pele. Clique e saiba como participar.

Divulgação

O que achou desta matéria

  1. Péssima
  2. Ruim
  3. Regular
  4. Boa
  5. Excelente

Média dos leitores 0,0

Política de
comentários

comentários

Leia também:

Por Simone Nosima

MAIS ATENDIMENTO

Entenda!