Anvisa proíbe lotes de chocolate, queijo e água mineral

Chocolate apresentava filamentos metálicos (Foto: Wikimedia Commons)

Lotes do queijo Santa Tereza Eirel e água mineral Fonte Azul apresentavam bactérias; lotes do chocolates da marca Bel, filamentos metálicos

*Do R7

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou nesta terça-feira (10) a proibição da venda de lotes de chocolate, queijo e água mineral.

Os motivos foram presença de filamentos metálicos em quatro lotes do chocolate da marca Bel, de bactérias em três lotes do queijo da Laticínios Santa Tereza Eirel e também de bactérias em um lote de água mineral da empresa Fonte Azul.

Com a medida, esses lotes estão proibidos de serem comercializados em todo o território nacional. A Anvisa informa que as empresas devem recolher os estoques existentes no mercado.

No caso dos chocolates Bel, da empresa ZD Alimentos, trata-se da “Barra de Confeiteiro”, lotes com validade 5, 6, 7 e 8 de março de 2019.

A empresa informou por meio de nota que o problema está relacionado a uma falha operacional em uma linha de produção. “Em caráter de prevenção e de forma espontânea, a empresa iniciou o processo de recall junto à ANVISA e de acordo com todos os procedimentos regrados pelos órgãos competentes. Já realizamos aproximadamente o recolhimento de 80% dos 4 lotes citados, reafirmando assim nosso compromisso com a qualidade”.

Já no caso do queijo, os produtos apresentaram a bactéria  Listeria monocytogenes. A contaminação foi identificada por testes em amostras realizadas pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os três lotes são do queijo mussarela. Os lotes proibidos são: 065/8 (queijo mussarela fatiado), validade 8 de maio de 2018; 066/8 (queijo mussarela fatiado); validade 9 de maio de 2018; e 053/5 (queijo mussarela peça) validade 22 de junho de 2018.

Em relação à água mineral, a bactéria Pseudomonas aeruginosa, que pode causar infecções, segundo a Anvisa, foi detectada no lote 1702, com data de fabricação 13/09/2017 e data de validade 13/09/2018.

A Água Mineral Natural é da marca Santa Rita do Sapucaí, da empresa Fonte Azul indústria, Comércio e Empreendimentos Imobiliários Ltda.

O R7 entrou em contato com a Laticínios Santa Tereza Eirel e a Fonte Azul e, até o fechamento da matéria, não conseguiu contatar as empresas.

Leia também:

12 abr 2018, às 00h00.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 17h20 RIC Notícias Live
  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
Mostrar próximo post
Carregando