Curitiba
 

Você no campo, sem sair de casa. Todo domingo às 09h, RIC Rural, com apresentação de Rose Machado e Sérgio Mendes.

Pesquisa Científica 19/02/2017 . 08:18

Centro de pesquisa de avicultura no Oeste do Paraná é referência na América Latina

Um centro de pesquisa de avicultura da região Oeste tem chamado a atenção por conta da estrutura que atrai pessoas não só do Brasil, mas de toda América Latina. O centro fica dentro da fazenda escola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Lazer na Capital 19/02/2017 . 08:18

Museu de história natural traz exemplares de animais e incentiva pesquisa científica

Em Curitiba existe um museu que é pouco conhecido pela população, mas é referência nacional em pesquisa zoológica. O museu de história natural reúne diversos ecossistemas e várias espécies de animais. Os responsáveis pelo local ainda incentivam pesquisas científicas por meio de animais empalhados.
Fruta Saborosa 19/02/2017 . 08:18

Agricultores apostam no cultivo de pitaia em Jandaia do Sul

A Pitaia, uma fruta típica do nordeste brasileiro, está ganhando espaço no Paraná. Em Jandaia do Sul, no Noroeste do Paraná, um casal de agricultores já tem tido bons rendimentos com o cultivo. A reportagem é de Fábio Guillen, com imagens de Diego Lima.
Reportagem Especial 19/02/2017 . 08:17

Cooperativa fundada por imigrantes alemães é destaque pela produção de malte e culturas de inverno

Confira nessa reportagem especial do RIC Rural um pouco da história da cooperativa Agrária, que surgiu por meio dos suábios do Danúbio, povo alemão que imigrou da Europa para o Paraná em 1951. A cooperativa é reconhecida no Brasil e no mundo como referência em produção de malte e culturas de inverno.
Sabor da Terra 19/02/2017 . 08:16

Aprenda a fazer a Tilápia com Tomate Cereja

No quadro Sabor da Terra, o RIC Rural ensina o preparo da Tilápia com Tomate Cereja. MODO DE PREPARO: Tempere 1 quilo de filé de tilápia com sal a gosto, 1 limão taiti, creme de cebola a gosto, pimenta-do-reino a gosto, alho moído a gosto e 1 fio de óleo. Deixe marinar por uma hora. Em outra travessa, pegue meio quilo de tomate cereja, adicione sal a gosto. Leve o peixe e o tomate para assar em um forno por cerca de meia hora. Cozinhe 1 quilo de batata e 600 gramas de mini cebola. Pique 3 cabeças de alho. Em uma panela, derreta entre 3-4 colheres de sopa de margarina e coloque uma porção de colorau. Acrescente as batatas cozidas, mexa bem e adicione alecrim a gosto. Em outra panela, coloque azeite, alho picado e acrescente a cebola pré-cozida. Monte o prato, primeiro com o peixe assado, depois com as batatas, a cebola e os tomates. Volte ao forno por dez minutos. Para finalizar, frite lascas de alho com azeite e coloque por cima.
Orientações 19/02/2017 . 08:01

Advogado esclarece dúvidas sobre alternativas de pagamento do custeio pecuário

O RIC Rural conversou com o advogado Henrique Jambiski, especialista em dívidas rurais, sobre alternativas de pagamento do custeio pecuário. 
Agronegócio 12/02/2017 . 12:14

Novidades tecnológicas são apresentadas no Show Rural

Quando o assunto é tecnologia, o Show Rural tem assuntos de sobra. São novidades que começam nos grãos e vão até os equipamentos utilizados para garantir mais facilidade e modernidade para o homem do campo.
Desenvolvimento Pecuário 12/02/2017 . 12:09

Governadores anunciam resolução para facilitar comercialização de carnes entre o Codesul

No Show Rural Coopavel, de Cascavel, foi realizada uma reunião com os governadores que integram o Codesul, Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul. E foi anunciada uma resolução que vai facilitar a comercialização de carnes entre os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Positivismo Econômico 12/02/2017 . 11:56

RIC Rural faz reportagem especial sobre a importância do Show Rural Coopavel para o agronegócio

O Show Rural Coopavel marca o início de um ano cheio de otimismo no setor do agronegócio do Paraná. Expositores, agentes financiadores e autoridades reforçam que os números são bem melhores do que o ano passado. O Show Rural é o primeiro importante evento do agronegócio nacional de 2017.
Agricultura 12/02/2017 . 11:47

Pesquisadores trabalham para erradicar a incidência de ferrugem asiática

Passados 10 anos da proibição do plantio de soja no período da safrinha, o chamado vazio sanitário, que vai de junho a setembro, os produtores começam a colher os frutos da medida de prevenção contra pragas e doenças. A incidência da ferrugem asiática caiu drasticamente, mas o agricultor precisa ficar alerta. Os pesquisadores do Paraná seguem trabalhando para tentar erradicar a doença de uma vez por todas.