Servidores municipais ocupam plenário e sessão é suspensa; veja vídeo

Servidores municipais de Colombo ocupam plenário e cancelam sessão (Foto: Reprodução/RICTV Curitiba)

Os servidores de Colombo ocuparam o plenário e suspenderam a sessão que votaria o aumento do salários dos médicos da Prefeitura

* Com informações da repórter Helen Anacleto, da RICTV Curitiba

Assim como aconteceu em Curitiba, na última semana, os servidores municipais de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, protestaram contra um projeto de ajuste encaminhado pelo Executivo Municipal. A proposta seria votada em segunda discussão nesta sexta-feira (23), mas a sessão foi cancelada após os funcionários ocuparem o plenário da Casa.

Foi a segunda tentativa dos vereadores da cidade de aprovar o texto encaminhado pela prefeita Bete Pavin. Na última terça-feira (20), o Legislativo Municipal aprovou o projeto em primeira discussão. Quando a proposta passaria pela segunda discussão, os servidores entraram na Casa em protesto e a sessão foi suspensa.

De acordo com o sindicato que representa os trabalhadores, o projeto retira direitos conquistados pela categoria. Entre as medidas da proposta está a mudança da data-base e a extinção de cargos como os de merendeira, vigia, auxiliar de serviços gerais e assessor jurídico, ocupados, atualmente, mediante concurso público. Os servidores também reclamam que o projeto contempla apenas o reajuste salarial dos médicos municipais.

O presidente da Câmara, Vagner Brandão (PRB), diz que a medida de aumentar a remuneração dos médicos é emergencial. Ele argumenta que vários deles abandonaram os cargos na cidade nos últimos meses por causa dos baixos salários. O projeto tramita na Câmara Municipal de Colombo desde o dia 13 de junho, depois que os médicos da cidade entraram em greve pedindo equiparação salarial. 

Ainda não há data para que o projeto de lei volte à pauta dos vereadores, mas é provável que o texto retorne à segunda discussão na próxima terça-feira (27). 

Assista ao vídeo gravado pela repórter Helen Anacleto:

23 jun 2017, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando