PF realiza duas fases da Operação Lava Jato: Sem Fronteiras e Abate

Foram cumpridas 46 ordens judiciais nas operações deflagradas na manhã desta sexta (18) (Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil)

As operações envolvem casos de corrupção, desvio de verbas públicas e lavagens de ativos

A Polícia Federal, por meio da Delegacia de Combate a Corrupção e o Desvio de Verbas Públicas, deflagra na manhã de hoje (18) a 43ª e 44ª fases da Operação Lava Jato, as operações Sem Fronteiras e Abate.

Foram cumpridas 46 ordens judiciais distribuídas em 29 mandados de busca e apreensão, 11 mandados de condução coercitiva e seis mandados de prisão temporária em São Paulo, Santos e Rio de Janeiro.

Os casos se inserem no contexto de corrupção, desvio de verbas públicas e lavagens de ativos identificados em contratação de grandes empresas com a Petrobras.

Na chamada Operação Sem Fronteiras é investigada a relação espúria entre executivos da Petrobras e grupo de armadores estrangeiros para obtenção de informações privilegiadas e favorecimento obtenção de contratos milionários com a empresa brasileira.

Na Operação Abate, a ação visa desarticular grupo criminoso que era apadrinhado por ex-deputado federal, cuja influência era utilizada para a obtenção de contratos da Petropras com empresa estrangeira. Nesta relação criminosa, recursos foram direcionados para pagamentos indevidos a executivos da estatal e agentes públicos e políticos, além do próprio ex-parlamentar.

Os presos serão trazidos para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde permanecerão à disposição do juízo da 13ª Vara Federal.

Mais informações serão apresentadas em entrevista coletiva às 10h no auditório da Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense.

Leia também
Força Nacional vai ajudar na Operação Fronteira Integrada

 

18 ago 2017, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando