Ex-presidente Lula é condenado por maioria do TRF4

O ex-presidente Lula é condenado, por maioria, no TRF4 a doze anos e um mês de regime fechado (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ex-presidente Lula é condenado, por maioria, no TRF4 a doze anos e um mês de regime fechado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado com unanimidade por corrupção passiva e lavagem de dinheiro nesta quarta-feira (24), após oito horas e quinze minutos de sessão, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, TRF4, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O relator do processo, desembargador João Pedro Gebran, defendeu a manutenção da setença com aumento da pena: 12 anos e um mês em regime fechado.

Além do relator do processo, votaram no julgamento o revisor Leandro Paulsen e o desembargador Victor dos Santos Laus. A segunda instância aconteceu seis meses após Lula ter sido condenado pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e meio de prisão. O líder petista é acusado de receber R$ 2,2 milhões de propina da empreiteira OAS. Valor do apartamento triplex que teria sido cedido pela OAS ao ex-presidente e também das reformas realizadas no local.

Com a decisão, o ex-presidente não pode ser preso de imediato, somente depois de esgotados os recursos do tribunal. Ele poderá se manter na disputa pela presidência em 2018 enquanto houver recursos pendentes contra a condenção e quem decidirá se ele ficará inelegível é o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia mais:

 

24 jan 2018, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando