Olá
Logout

Depoimento de Lula termina depois de quase cinco horas de duração

Autor: Redação RIC Mais
Esse é o primeiro encontro entre o ex-presidente Lula e o juiz Sérgio Moro (Imagens: Fotos Públicas)

Durou quase cinco horas o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz federal Sérgio Moro, nesta quarta-feira (10), em Curitiba. O interrogatório faz parte do processo em que Lula é réu por corrupção e lavagem de dinheiro no caso tríplex do Guarujá. A Lava Jato tem convicção de que o imóvel situado no litoral de São Paulo pertence a Lula, mas ele nega.

Saiba mais:

Eleições presidenciais: 'República de Curitiba' derrotou Lula seis vezes

Lula discursa em ato com 5 mil, para a PM, e 50 mil, para Gleisi Hoffmann

Na ação, Lula é acusado de ter recebido R$ 3,7 milhões em propinas da OAS que, em troca, teria fechado três contratos com a Petrobras, supostamente por ingerência do ex-presidente. 

O depoimento de Lula acontece a partir das 14h desta quarta-feira, no prédio da Justiça Federal. Acompanhe a cobertura pelo Facebook do Portal RIC Mais

O ex-presidente Lula chegou à Curitiba na manhã desta quarta-feira. O avião fretado com o ex-presidente e seus advogados pousou às 10h20 no Aeroporto Afonso Pena, na Região Metropolitana. O jato fretado, que traz o ex-presidente e sua equipe de advogados decolou do Aeroporto de Congonhas por volta das 9h30 desta quarta-feira (10). A ex-presidente Dilma Rousseff também já está em Curitiba para acompanhar o depoimento.

Esquema de segurança

A rotina na capital paranaense foi alterada nesta quarta-feira. Para garantir a segurança no prédio da Justiça Federal, no bairro Ahú, várias ruas foram bloqueadas e linhas de ônibus que passam pelo local foram desviadas.

Confira os principais acontecimentos desta quarta-feira:

 

20h09 - Transmissão do tempo real encerrada. Confira os vídeos com o depoimento de Lula a Sérgio Moro na íntegra.

 

19h31 - Ex-presidente Lula chega a ato na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, onde deve discursar para multidão de manifestantes.

 

19h24 - Frente Brasil Popular afirma que Lula vai comparecer a ato na Praça Santos Andrade.

 

19h20 - MST e centrais sindicais esperam Lula em ato na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba. Ainda não há confirmação oficial de que ex-presidente compareça.

 

19h18 - Comitiva do ex-presidente Lula deixa o predio da Justiça Federal após depoimento

19h05 - Depoimento de Lula termina depois de cinco horas de duração

 

18h08 - Depoimento de Lula em Curitiba já passa de quatro horas de duração e ainda não tem previsão para acabar.

 

17h51 - O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, disse que não há motivo para prisão ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Alegando que o processo em que o petista é réu ainda não está concluído, o ministro afirmou que é preciso "parar com essa mania de inverter a ordem natural do processo crime". (Informação: Estadão Conteúdo)

 

17h37 - Segundo a Secretaria de Segurança Pública, cerca de 3 mil profissionais de segurança pública (das esferas municipal, estadual e federal) participam da Operação Civitas. 

 

17h34 - Ministério Público Federal faz perguntas a ex-presidente na segunda parte do depoimento.

 

17h19 - A Secretaria de Segurança Pública do Paraná informou que, só da Polícia Militar, foram empregados 1,7 mil homens na operação de segurança em Curitiba. 

 

16h59 - Interrogatório teve uma pausa por volta das 16h40. Na primeira parte do depoimento Lula respondeu a perguntas feitas pelo juiz Sérgio Moro

 

16h39 - Equipe da RICTV aguarda saída da comitiva de Lula da Justiça Federal (Foto: Maurício Freire/RICTV Curitiba)

 

16h12 - Viaturas da Polícia Militar saem da Justiça Federal para realizar ronda no entorno do prédio. (Foto: Giuli Kuiava/RICTV Curitiba)

 

15h55 - Até as 14h30 desta quarta-feira (10), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabilizava 168 ônibus de manifestantes abordados na região metropolitana de Curitiba. A maioria deles (92) provenientes de outros estados. O restante (76), do interior do Paraná. (Foto: PRF)

 

 

15h52 - Imprensa aguarda fim do depoimento de Lula em prédio próximo à Justiça Federal (Foto: Luciana Pioto/Portal RIC Mais)

 

15h46 - Levantamento da Polícia Militar diz que ato pró-Lula na Praça Santos Andrade tem cerca de 4 mil pessoas. Já o ato contra o ex-presidente, no Museu Oscar Niemeyer, tem aproximadamente 100 manifestantes.

 

15h43 - Depoimento de Lula segue à portas fechadas. Justiça determinou que ninguém poderia entrar no local portando celulares.

 

15h18 - Ex-presidente Lula pode ser sentenciado pelo juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, em Curitiba, até o final de junho.

 

14h39 - Manifestantes contra o ex-presidente Lula levam boneco gigante para a frente do Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico (Foto: Marcos Nakamura/RICTV Curitiba)

 

14h31 - Durante depoimento de Lula, concentração de manifestantes que apoiam ex-presidente assitem a palestras e debates na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba. (Foto: Helen Anacleto/RICTV Curitiba). Aliados não descartam a presença de Lula ao final do depoimento (Saiba mais)

 

14h00 - Depoimento do ex-presidente está marcado para começar às 14h e não tem hora para acabar. Expectativa é que interrogatório tenha duração de até três horas.

 

13h39 - Vídeo mostra momento em que Lula desce do carro para cumprimentar manifestantes na chegada à Justiça Federal (Crédito: WhatsApp).

 

13h32 - Ex-presidente Lula chega à sede da Justiça Federal, no bairro Ahú, em Curitiba. Ele desceu do carro por poucos minutos, antes de passar pelo cordão de isolamento, e foi cercado por manifestantes (Foto: Andrei Leonardo Pacher/Eleven/Estadão Conteúdo)

 

13h25 - Comitiva de Lula deixa escritório de advogados no bairro Bacacheri e segue para a Justiça Federal

 

12h53 - Manifestantes começam a se aglomerar no cruzamento da Rua São Sebastião com a Anitta Garibaldi, depois do cordão de isolamento feito pela Polícia (Vídeo: Giuli  Kuiava/RICTV Curitiba)

 

 

11h56 - Polícia Militar se concentra em terreno ao lado da Justiça Federal, bem abaixo de um outdoor de 'boas vindas' ao ex-presidente Lula (Foto: Luciana Pioto/Portal RIC Mais)

 

11h51 - Policiamento em frente à Justiça Federal é reforçado (Foto: Daniel Derevecki/Fotoarena/Estadão Conteúdo)

 

11h37 - Manifestantes pró-Lula invadem a Praça Santos Andrade. Trânsito na região do Centro é comprometido (Foto: Helen Anacleto/RICTV Curitiba)

 

 

11h28 - Manifestantes favoráveis a Lula marcham em direção à Praça Santos Andrade e deixam trânsito complicado na região da Avenida Mariano Torres (Foto: Taba Benedicto/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)

 

11h05 - O ministro Felix Fischer negou dois pedidos de liminar em habeas corpus impetrados pela defesa do ex-presidente Lula. Foi negada a suspensão da tramitação de uma ação penal em que a defesa pedia acesso por pelo menos por 90 dias a documentos da Petrobras, para análise. Também foi negada a gravação da audiência entre Moro e Lula em imagem e ádio de forma autônoma. Quanto ao terceiro habeas corpus, que pede o sobrestamento da ação penal, ainda não houve decisão.

 

10h52 - Comitivas do ex-presidente Lula e da ex-presidente Dilma deixam o Aeroporto Afonso Pena (Foto: Simone Hammes/RICTV Curitiba)

 

10h49 - Concentração de manifestantes contra Lula ainda é pequena no Museu Oscar Niemeyer (Foto: Helen Anacleto/RICTV Curitiba)

 

10h33 - Ex-presidente Dilma Rouseff desembarcou em Curitiba em um voo comercial. (Foto: Wesley Santos/Estadão Conteúdo)

 

10h20 - Avião que transporta Lula e seus advogados pousou em uma pista particular, no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

 

9h54 - Movimentação de políciais é intensa nas proximidades da Justiça Federal, no bairro Ahú. Mais de 3 mil homens estão trabalhando no esquema de segurança em toda a cidade. (Vídeo: Rafaela Moron/RICTV Curitiba)

 

9h30 - Jato fretado transportando o ex-presidente Lula e seus advogados decolou do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo

 

9h29 - Vista do acampamento do MST em Curitiba (Foto: Antônio Cícero/Photopress/Estadão Conteúdo)

 

8h56 - Polícia Rodoviária Federal fiscaliza ônibus que chegam a Curitiba. (Foto: PRF)

 

7h53 - Unidade Anti-bombas, da Polícia Militar, entrou no prédio da Justiça Federal. A princípio é uma ação preventiva. (Foto: Rafaela Moron/RICTV Curitiba)

 

6h41 - Área no entorno do prédio da Justiça Federal amanheceu bloqueada. (Foto: Rafaela Moron/RICTV Curitiba)

 

 

 

O que achou desta matéria

  1. Péssima
  2. Ruim
  3. Regular
  4. Boa
  5. Excelente

Média dos leitores 0,0

Política de
comentários

comentários

Leia também:

Nesta manhã

"Resposta calorosa"

Melhores condições

Carregando