Coreias do Norte e do Sul anunciam tratado de paz para encerrar guerra

Líderes das Coreias prometeram a reunificação (Foto: Reprodução/Reuters – 27.04.2018)

Países estão divididas há 65 anos, após o armistício. Esta foi a primeira vez que um líder norte-coreano atravessou a fronteira entre os dois territórios

*Do R7

As Coreias do Sul e do Norte anunciaram, nesta sexta-feira (27), um tratado de paz para encerrar oficialmente a Guerra da Coreia (1950-1953) até o final deste ano.

O principal objetivo da reunificação, segundo os líderes da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, e do Sul, Moon Jae-in, é reunir as famílias separadas pelo conflito, que já dura 65 anos.

Os líderes também concordaram em retirar todas as armas nucleares da península coreana.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, ultrapassou a fronteira da Zona Desmilitarizada, localizada na vila de Panmunjon, província de Gyeonggi, pela primeira vez desde o início da Guerra da Coreia. 

A guerra, que começou em 1950, terminou em 1953 depois da assinatura de um armísticio, documento que garante a trégua entre os dois países. 

No entanto, tecnicamente, as Coreias continuam em guerra. O tratado de paz vai substituir o documento de 1953, com o objetivo de instituir a paz entre as Coreias.

Segundo a CNN, Moon disse que “não haverá mais guerra na península da Coreia” e que “uma nova era de paz começou”. 

King e Moon tiveram uma série de reuniões antes do anúncio do tratado. Ambos discutiram a desnuclearização e também sobre a reconstrução das relações entre o Sul e o Norte.

Os dois líderes expressaram o desejo de se encontrarem mais vezes no futuro. Moon se comprometeu a visitar Pyongyang, na Coreia do Norte, no outono. 

27 abr 2018, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando