Olá
Logout

Paraná Clube: 28 anos de história tricolor

Autor:
O jornalista e radialista Josias Lacour recebeu amigos e torcedores (Foto: Roberto Lourenço)

Quando uma pessoa completa 28 anos ela não é considerada velha, tão pouco nova demais. Podemos dizer que, com essa idade, as pessoas estão mais maduras, conscientes e prontas para alçar maiores vôos. Tal teoria pode ser constatada com exemplos práticos: aos 28 anos Ayrton Senna conquistou seu primeiro título Mundial de Fórmula 1 em 1988. Já Romário foi campeão mundial com a seleção brasileira. Todavia, não estamos aqui para falar do que Senna e Romário fizeram, hoje, queremos falar de um clube que foi fundado no dia 19 de dezembro de 1989, o “Paraná Clube”, que, no dia 19, completou seus 28 anos de vida.

Nas suas quase três décadas de vida, o tricolor da Vila passou por bons e maus momentos. O Clube, que é sete vezes, Campeão Paranaense (1991,93,94,95,96,97/2006), sendo cinco consecutivas, duas vezes campeão brasileiro da série B, em 1992 e 2000, já passou também por maus bocados.

Depois de disputar a libertadores em 2007, ano esse que também ficou marcado pelo rebaixamento para a série B do Campeonato Brasileiro, o tricolor definitivamente teve uma década de muitas dificuldades. Com problemas de ordem financeira, más administrações e a desconfiança do seu torcedor, o clube que era um dos mais ricos do país, quase foi à falência. Muitos chegaram a dizer que o Paraná fecharia as portas, entretanto como uma fênix o tricolor da vila ressurgiu das cinzas, conquistando no ano do seu vigésimo oitavo aniversário, o tão sonhado acesso para a série A do Campeonato Brasileiro para a temporada 2018. Liderado pelo presidente Leonardo Oliveira, e pelo empresário Carlos Wernner, o Paraná Clube, o tricolor da Vila, parece chegar aos 28 anos em meio a um grande processo de maturação, pronto para alçar vôos mais altos e retomar os seus dias de glória.

A Década de Ouro

Na noite terça-feira (19), dia do aniversário de 28 anos do Paraná Clube, o torcedor do tricolor teve mais um bom motivo para comemorar e aproveitar a boa fase.

Dezenas de torcedores paranistas compareceram a um bar na cidade de Curitiba para prestigiar o lançamento do livro “A década de Ouro”, que foi escrito pelo jornalista e radialista esportivo Josias Lacour.

O livro, que fala sobre as grandes conquistas do Paraná na década de 90, traz uma visão diferente do tema abordado, já que os triunfos paranistas são relatados com base na visão do autor que acompanhou de perto todo esse período vitorioso da equipe paranaense, como ele mesmo fala: Eu fiquei muito feliz em poder testemunhar esse período todo, como repórter, depois como narrador, eu acompanhei todos os jogos viajei com o time, então, eu estou dando um testemunho, minha narração, é um depoimento do que aconteceu nesse período, e agora trazendo também a época atual, com esta épica volta a série A do campeonato brasileiro”.

Além de Josias Lacour, outras figuras marcantes da história tricolor compareceram ao lançamento do livro: jornalistas, ídolos da torcida como Zé Luiz, Marcão e Edinelson, estavam no local autografando os livros para o torcedor que compareceu ao evento, além de Leandro Vilela, jogador do elenco atual que tem grande identificação com o clube e esteve no local prestigiando o evento.

O que achou desta matéria

  1. Péssima
  2. Ruim
  3. Regular
  4. Boa
  5. Excelente

Média dos leitores 0,0

Política de
comentários

comentários

Leia também:

US$ 0,59

INVICTO

Às vésperas da Copa

Carregando