Olá {{nome}}
Logout
Ao vivo:
Próximo

Paz

Coreia do Norte altera fuso horário para se adequar ao Sul

Diferença para o Meridiano de Greenwich passou para nove horas; fuso antigo havia sido implantado em 2015, em protesto contra "imperialismo do Japão"

Autor:
O fuso antigo havia sido implantado em 2015. (Foto: Corpo de Imprensa da Cúpula Inter-Coreana)
O fuso antigo havia sido implantado em 2015. (Foto: Corpo de Imprensa da Cúpula Inter-Coreana)

*Do R7

A Coreia do Norte unificou nesta sexta-feira (4) seu fuso horário com a Coreia do Sul, em mais uma medida no âmbito da reaproximação entre os dois países.

A partir de agora, os norte-coreanos passam a ficar nove horas à frente do Meridiano de Greenwich (o meridiano zero), em vez de oito horas e meia. A mudança foi informada pela emissora estatal "KCNA".

Leia também: Ministro do STF participa do Fórum Transparência e Competitividade

O fuso antigo havia sido implantado em 2015, em protesto contra o "pérfido imperialismo do Japão". Antes disso, ele vigorara até 1910, ano da invasão japonesa na Península Coreana.

Leia também: STF começa a julgar virtualmente liberdade do ex-presidente Lula

A ideia de alterar o horário do país havia sido antecipada por Kim Jong-un no histórico encontro com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, no vilarejo fronteiriço de Panmunjom, em 27 de abril.

Leia também: Lula poderá receber visitas de 2 pessoas fora do vínculo familiar

"Sinto amargura ao ver que aqui há dois relógios na parede da Casa da Paz [local da reunião], um para o horário de Seul e outro para o de Pyongyang", dissera o líder norte-coreano na ocasião.

O adiantar dos ponteiros é o primeiro ato prático tomado após a cúpula de Panmunjom, durante a qual Kim e Moon prometeram a assinatura de um acordo de paz ainda para 2018.

Nas próximas semanas, o líder da Coreia do Norte também deve se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tratar da "desnuclearização" da península.

O que achou desta matéria

  1. Péssima
  2. Ruim
  3. Regular
  4. Boa
  5. Excelente

Média dos leitores 0,0

  • Comentário via facebook