Corinthians tropeça, mas segue líder; Grêmio vence e diminui vantagem

O Grêmio levou a melhor sobre o Ponte Preta (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Marcelo Batata, novo colunista esportivo do Portal RIC Mais, avalia a rodada do final de semana; confira

*Por Marcelo Batata

Líder – depois de uma sequência grande sem perder pontos em casa, inclusive sem tomar gols, o líder Corinthians empatou na noite de sábado (15) frente ao Atlético Paranaense. Com três desfalques e enfrentando uma atuação eficiente do Furacão, o time comandado por Carille saiu atrás no placar, virou a partida, mas não segurou o resultado até o final do jogo.

A gordura do Corinthians é tão grande, que, mesmo com a vitória do Grêmio frente à Ponte Preta no domingo (16), ainda assim deixa o time oito pontos à frente na liderança da série A do Brasileiro. Gordura essa, que serve exatamente para alguns tropeços como esse, que são normais no campeonato.

Já a torcida do Atlético Paranaense respira aliviada com uma boa atuação do seu time, após uma sequência negativa no campeonato, troca de comissão técnica e muita instabilidade no elenco da equipe. Com o alento desse resultado e a boa atuação, o novo técnico Fabiano Soares assume de vez o comando do time na próxima quinta-feira (20), diante do Botafogo, na Arena da Baixada.

Perseguição ao líder – após a 14º rodada, segue sendo o Grêmio o segundo lugar no Brasileirão e principal perseguidor do líder Corinthians. Da mesma forma que o Palmeiras, o tricolor gaúcho teve muitas dificuldades com a postura defensiva imposta pela Ponte Preta e saiu atrás no placar desse domingo, quando Rafael Thiere marcou um gol contra.

Com a entrada de Fernandinho logo no início do segundo tempo e o recuo de Ramiro para volante, o Grêmio voltou mais agudo e conseguiu criar chances de gol, que raramente aconteceram no primeiro tempo. Barrios marcou duas vezes e Everton deu números finais ao placar.

O jogo deste domingo confirmou mais uma vez que, quando os times vêm retrancados na Arena, o Grêmio enfrenta muitas dificuldades em vencê-los. Pelo estilo de jogo de toque de bola e transição rápida, o time de Renato Portaluppi se caracteriza por gostar de enfrentamentos mais abertos e até mesmo ser atacado, para ter mais espaços para praticar seu toque de bola e transição rápida.

Cuca –  apesar da vitória na manhã desse domingo, não foi festa vez que a equipe dirigida por Cuca teve uma boa atuação. Com um elenco caro e recheado de bons jogadores, o próprio treinador admitiu, semana passada, que ainda não achou o time titular.

Com a vitória, o Palmeiras sobe na tabela, mas segue tentando achar sua formação ideal e um padrão de jogo, para que ainda neste Campeonato Brasileiro confirme em campo ser um dos favoritos para o título e reflita o grande investimento feito no ano pelo clube.

Não deslancha – a sensação ao escutar as entrevistas pós-jogo de dirigentes e comissão técnica do Inter, como após a derrota contra o CRB em Alagoas por 2 a 0, é que o clube até agora não entrou com os dois pés e não admitiu por inteiro que está jogando a série B. Os mandatários do Colorado passam a impressão de que em nenhum momento entraram no vestiário e deixaram claro a seus jogadores que querem ser campeões da competição que estão jogando.

Essa parece ser uma das explicações de porque até agora o melhor elenco, o clube mais rico, está sofrendo tanto na série B; competição esta que se mostra com um nível técnico baixíssimo e alguns fatos curiosos, como os quilinhos a mais em um ou outro atleta do CRB.

Parece sempre faltar ao time do Inter algum elemento dos três principais necessários dentro de campo: técnica, velocidade e intensidade. Quando tem um, falta outro.

Ainda sobre o elenco, até as corujas do Beira-Rio sabem que o time precisa de um meia, para ajudar e, em alguns casos, substituir o veterano D’Alessandro. Mas, pelas contratações que tem feito, a direção parece querer empilhar atacantes, como agora com a especulação da volta de Leandro Damião. Não está sendo um ano fácil para o torcedor do Inter.

Leia também
Atlético-PR empata em 2 a 2 com o líder Corinthians; novo técnico comenta

17 jul 2017, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando