O Brasil do futebol americano

No futebol americano, o objetivo principal para cada equipe é anotar o maior número de pontos (Foto: Reprodução RICTV)

Modalidade é a que mais cresce no Brasil

A realidade é bastante diferente do xará futebol, joga se com as mãos e a bola é oval, principalmenteMas o que apaixona mesmo são as táticas e as técnicas utilizadas. A intensidade do esporte não deixa que o tempo de até 3 horas de duração faça do futebol americano um jogo monótono, muito pelo contrário.

Os atletas jogam por 3 horas? Não, não. O jogo em si tem 4 períodos de 12 minutos, ou seja, são 48 minutos de jogo jogado. Uma partida pode durar até 3 horas por conta do cronômetro, que para a cada falta, cada vez que a bola sai do campo ou cada vez que acontece uma inversão de posse de bola.

São 53 jogadores que são inscritos para cada jogo, por cada uma das equipes. Porém, jogam 11 de cada lado dentro de campo. São 11 titulares de ataque, 11 titulares de defesa e outros 11 titulares de times especiais. Isso tudo faz com que o esporte mantenha a atenção dos torcedores, pois é muito dinâmico com passes longos, corridas explosivas ou até tackles desconcertantes.

O objetivo principal para cada equipe é anotar o maior número de pontos. Para isso o ataque tem 4 tentativas para avançar 10 jardas, conseguindo isso, tem o direito a novas 4 tentativas para avançar outras 10 jardas, e assim sucessivamente até alcançar a end zone e anotar um touchdown. Para a defesa, o objetivo é evitar que o ataque conquiste suas jardas, usando jogadas que podem recuperar a posse de bola através de um fumble ou interceptando um passe e retornando com a posse de bola para quem sabe, também anotar um touchdown defensivo ou até um safety.

Vá se acostumando com esses nomes e jogadas diferentes, pois, cada vez mais, o futebol americano ganha espaço no cenário nacional e, graças à RIC e sua parceria com a Federação Paranaense de Futebol Americano (FPFA), teremos muito para falar sobre o esporte que mais cresce no Brasil.

Legendas sobre futebol americano:

Touchdown (TD) – pontuação de 6 pontos. Ocorre quando o ataque consegue alcançar a End Zone (espaço denominado de 10 jardas onde é efetivada a pontuação) do adversário. Dá ao ataque a tentativa do Extra Point (tentativa de chute entre as traves, vale de 1 ponto) ou 2 Points Convertion (um “mini” TD com validade de 2 pontos)

Field Goal – tentativa de chute entre as traves. Pontuação de 3 pontos.

Tackles – quando derruba o jogador adversário que está com a posse de bola;

Sack – quando o defensor derruba o quarterback adversário antes que ele faça um passe ou entregue a bola para o corredor;

Fumble – quando o defensor rouba a bola do adversário que está com a posse da bola;

Interceptação (int.) – quando o jogador de defesa se adianta ao recebedor adversário pegando a bola no ar;

Safety – quando a defesa consegue derrubar o jogador de ataque que estiver com a posse de bola dentro da End Zonedo prórpio time de ataque;

End Zone – espaço denominado de 10 jardas onde é efetivada a pontuação.

Kickoff – pontapé incial, retorno de intervalo ou pontuações durante o jogo;

Punt – pontapé de devolução da bola quando uma das equipes não consegue atingir as jardas suficientes após 4 jogadas 

Trick Play – jogada surpresa, realizada com diferentes movimentos dos jogadores de ataque para confundir a defesa.

28 fev 2018, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando