Saúde do bebê prematuro tem dia de conscientização

No próximo dia 17 de novembro, o Paraná comemora pela primeira vez o Dia de Conscientização sobre a Saúde do Prematuro. A data foi instituída este ano, pela Lei 18462 que entrou em vigor no dia 27 de abril, com apoio da Sociedade Paranaense de Pediatria e apresentada pelo deputado Ney Leprevost.

Para a idealizadora do projeto, a médica pediatra neonatologista Gislayne Castro e Souza de Nieto, embora os avanços tecnológicos e científicos recentes tenham aumentado as chances de sobrevida dos prematuros, o acompanhamento adequado dos bebês após a alta da UTI e o trabalho de prevenção da prematuridade ainda precisam ser intensificados.

“Hoje as crianças sobrevivem mais e têm uma boa evolução de desenvolvimento com menos sequelas. Mas a prematuridade continua sendo um fator de risco para problemas neurológicos, alterações de crescimento, dificuldade de ganho de peso, entre outras. Por isso, devemos trabalhar a conscientização”, explica a pediatra, que é chefe médica da UTI neonatal do Hospital e Maternidade Santa Brígida e presidente do departamento de neonatologia da Sociedade Paranaense de Pediatria.

Segundo a pesquisa “Prematuridade e suas possíveis causas”, realizada pela Universidade Federal de Pelotas, com o apoio do Unicef e do Ministério da Saúde, 11,7% dos bebês nascidos no Brasil são prematuros.

 

 

12 nov 2015, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando