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Sine: atendimentos passam a ser feitos com agendamento pela Internet

Todos os serviços ofertados pelos 10 postos municipais do Sine, localizados nas Ruas da Cidadania, passarão a ser feitos por meio de agendamento eletrônico

Autor: Redação RIC Mais
Agendamento de serviços do Sine nas Ruas da Cidadania passam a ser online. (Foto: Ricardo Marajó/FAS)
Agendamento de serviços do Sine nas Ruas da Cidadania passam a ser online. (Foto: Ricardo Marajó/FAS)

A partir da próxima segunda-feira (10), todos os serviços ofertados pelos dez postos municipais do Sistema Nacional de Emprego (Sine), localizados nas Ruas da Cidadania, passarão a ser feitos por meio de agendamento eletrônico. O sistema, que já era usado para habilitação ao seguro-desemprego, valerá também para intermediação de mão de obra e solicitação de Carteira de Trabalho.

Agendamento do Sine: como fazer

Para agendar o serviço, o trabalhador deverá acessar o site da Prefeitura de Curitiba e clicar no banner digitalAgende seu atendimento no Sine’. O acesso também poderá ser feito no link do trabalho e emprego e na sequência seguir o passo a passo, de acordo com o serviço selecionado.

O agendamento poderá ser feito sempre a partir das 8 horas, com horários disponíveis das 9 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

Caso o trabalhador não tenha Internet, a Prefeitura oferece espaços com acesso gratuito nos Telecentros das Ruas da Cidadania, Faróis do Saber, bibliotecas públicas e em 11 pontos turísticos com rede wi-fi gratuita. Os endereços podem ser conhecidos no site passaporte Curitiba.

Os dez postos municipais do Sine registram diariamente, em média, 700 atendimentos para pesquisa de vagas e encaminhamentos para emprego, 250 para emissão de Carteira de Trabalho e 160 atendimentos para habilitação do seguro-desemprego.

Serviços do Sine

A intermediação de mão de obra inclui a pesquisa de vagas de emprego, alteração de cadastro do trabalhador e busca de carta de encaminhamento para entrevista de emprego. O atendimento às empresas também poderá ser agendado, caso o empregador prefira escolher data e horário e ir até o posto para cadastrar vagas de emprego.

O diretor de Relações para o Trabalho da Fundação de Ação Social (FAS Trabalho), Cesário Ferreira Filho, explica que a medida permitirá a melhor organização para os trabalhadores - que poderão agendar dia e horário para irem ao posto -, e para os atendentes, que terão controle do atendimento diário.

“Com o agendamento, os trabalhadores não precisarão mais acordar cedo e se deslocar para os postos, sem a garantia do atendimento”, disse o diretor. Segundo ele, atualmente, as filas de trabalhadores se formam antes mesmo de os postos abrirem e como cada unidade tem uma capacidade, nem todos os trabalhadores conseguem pegar as senhas para atendimento.

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