Olá {{nome}}
Logout
Ao vivo:
Próximo

Confira!

Projeto Jovem Empresário: série mentores com Dornelles Vissotto Junior

O Projeto Jovem Empresário conta com parcerias com diversas instituições e tem um time de mentores capacitados nas mais diversas áreas

Autor:
CE
CE

O engenheiro Dornelles Vissotto Junior é mentor do PJE e atualmente ocupa o cargo de Gerente de Projetos de Extensão junto a Universidade Federal do Paraná. Além de coordenar projetos de pesquisa e extensão na UFPR, Dornelles também atua como professor para as Engenharias trabalhando com áreas com projetos, inovação e tecnologia, e programação de computadores, atuação pela qual é chamado de professor Dornelles.


Iniciou sua carreira cedo, antes mesmo de sair da faculdade, trabalhando com diversos projetos de engenharia e após formado, como engenheiro autônomo e como professor de diversas instituições privadas de ensino. Com isto pode percorrer todo o estado do Paraná, construindo seu Know How e suas habilidades em engenharia. Especializou-se na área de mecânica computacional, realizando sua formação de mestrado e doutorado nesta área.


Esta característica de trabalhar em vários setores, como autônomo, em empresa privada e em empresa estatal, traz para o professor Dornelles uma característica peculiar: ele conhece o setor produtivo pelos diversos ângulos, tendo trabalhado dentro de cada um deles. “O empreendedorismo não diferente quando se é autônomo, trabalhador de uma empresa privada ou de uma empresa estatal. O que mudam são os objetivos em cada um destes setores.”, comenta o professor.


Sua principal característica empreendedora é a habilidade criativa para encontrar soluções práticas para os problemas. Como um bom engenheiro, para Dornelles “... tudo tem uma solução. Se já foi inventado, basta descobrir como usar. Se não foi inventado, basta criar. Mesmo assim, se nada funcionar ou der certo, basta começar do zero, mas com outra visão”. Apesar de engenheiro, o professor buscou uma capacitação multidisciplinar. Para ele, não bastava apenas o conhecimento técnico, para fazer as coisas acontecerem era preciso entender o sistema produtivo e também saber lidar com pessoas.


Uma visão empreendedora que estamos deixando de lado é a nossa capacidade de se reinventar. “Muitas pessoas são criativas, mas querem criar algo novo, inusitado, nunca inventado antes. Quando não conseguem, ficam empacadas na ideia. Existem tantas coisas que já foram inventadas e só estão aí, aguardando alguém para redescobri-las, para usa-las de forma diferente. Não é preciso reinventar a roda.”


E um bom exemplo disto são algumas empresas que hoje são referência de startups de sucesso. O Uber começou como um aplicativo de caronas e hoje é uma plataforma que revolucionou a mobilidade urbana. O WhatsApp começou como uma ferramenta alternativa de serviços de mensagem e hoje é uma plataforma de comunicação pessoal e profissional que está substituindo os e-mails.


Segundo o professor, hoje encontramos muitos empreendedores de sucesso ainda frustrados, com a sensação de que ainda não conquistaram algo de valor. “O empreendedor tem que ter em mente que o seu negócio pode ser o negócio da sua vida, mas que a sua vida não pode ser apenas o seu negócio. O empreendedor é também uma pessoa, e como tal deve privar pelos seus valores morais, familiares e pessoais. Como diria Pessoa, tudo vale a pena se a alma não é pequena.”.


O professor Dornelles ainda deixa uma mensagem de final de ano para todo o ecossistema empreendedor: “Espere um 2019 muito mais trabalhoso que 2018. O trabalho gera oportunidades. Oportunidades geram parcerias. Parcerias geram negócios. Negócios geram dinheiro. Quanto mais trabalho, mais dinheiro. Use a sua inteligência a seu favor, mude o seu mindset e reconfigure o seu sucesso.”


Fique atento as notícias do empreendedorismo para 2019, elas podem ser interessantes para você. A Comunidade Empreendedora tem os melhores empreendedores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

O que achou desta matéria

  1. Péssima
  2. Ruim
  3. Regular
  4. Boa
  5. Excelente

Média dos leitores 1,0

  • Comentário via facebook
Leia também:

Projeto Jovem Empresário

Jovem Empresário

MEX Brasil