Olá {{nome}}
Logout
Ao vivo:
Próximo

Jovem Empresário

Financeiro x Contábil: entenda como as duas áreas diferentes se complementa

Toda empresa tem a parte financeira e a parte contábil andando lado a lado na gestão dos negócios; descubra com o Projeto Jovem Empresário como elas se complementam

Autor:
CE
CE

Bom, em primeiro lugar é preciso entender as diferenças. Registros financeiros são as movimentações de dinheiro que acontecem na empresa, basicamente entradas e saídas. Registros contábeis são as classificações de cada uma das movimentações financeiras da empresa, por exemplo, vendas de serviços, vendas de produtos, pagamento de salários, pagamento de fornecedores, pagamentos de impostos.


Enquanto uma diz respeito a saúde financeira da conta bancária da empresa, a outra diz respeito a saúde contábil da parte fiscal da empresa. São complementares justamente por isto, as contas devem bater com os registros contábeis, e ambos devem ser verificáveis.


A gestão financeira trabalha ao lado da direção da empresa, sempre alertando e evitando potenciais problemas de liquidez, cuidando dos atrasos em recebimentos, buscando oportunidades de aplicações financeiras ou disponibilidades de recursos para investimento no crescimento da empresa.


A contabilidade está focada em cumprir com regularidade as obrigações fiscais, fazer o registo formal de valores entre a empresa e os seus clientes e fornecedores, tanto credor quanto devedor, impostos a pagar, bem como de todas as outras responsabilidades regimentares.


Uma empresa que fatura bastante não necessariamente terá mais lucro que outra que fature menos, A gestão financeira aliada a contabilidade tem o objetivo de compatibilizar as operações entre o que a empresa recebe de receitas e o que ela necessariamente precisa pagar para estar operacional e legalmente instituída.


Quando se trabalha a questão financeira aliada com a contabilidade as empresas têm condições de tomar as melhores decisões e aumentar seus lucros. Com esta aliança a empresa pode investir melhor seus recursos e ter mais autonomia para gerenciar os imprevistos financeiros, se tornando muito mais competitiva.


Ambas as informações estabelecem um bom diagnóstico sobre a saúde da empresa, sendo essenciais para analisar o desempenho dos negócios, possibilitando estabelecer estratégias para a tomar decisões efetivas sobre os novos rumos e o futuro dos negócios.


Fique atento as notícias do empreendedorismo para 2019, elas podem ser interessantes para você. A Comunidade Empreendedora tem os melhores empreendedores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

O que achou desta matéria

  1. Péssima
  2. Ruim
  3. Regular
  4. Boa
  5. Excelente

Média dos leitores 0,0

  • Comentário via facebook
Leia também:

Jovem Empresário

Jovem Empresário

MEX Brasil