Olá {{nome}}
Logout
Ao vivo:
Próximo

Jovem Empresário

Ciclo da PROCRASTINAÇÃO, como eu faço pra sair!

É comum no decorrer da jornada o empreendedor se assustar com as tarefas difíceis que tem para fazer e dar aquela travada geral. É um bloqueio psicológico e o empreendedor pode cair no ciclo da procrastinação. Aprenda com o Projeto Jovem Empresário como você faz para sair disto.

Autor:
CE
CE

De uma maneira bem simples, quando adiamos algo ou postergamos uma situação para ser resolvida depois, estamos executando o ato de procrastinar. Apesar de não implicar de imediato em um problema prejudicial, até mesmo porque existem situações que não podemos decidir naquele exato momento, precisamos ficar atentos. Mesmo sendo um comportamento natural do ser humano, quando a procrastinação é frequentemente usada e começa a prejudicar a rotina e o funcionamento normal das coisas, pode se tornar um grande complicador.

Mas porque a procrastinação acontece? Ela geralmente acontece quando a pessoa está sob um nível de stress muito grande, tem que tomar decisões muito importantes e o problema exige uma solução imediata. Muitas pessoas se assustam e sentem demais o peso da responsabilidade, e uma das formas de lidar com isto é a fuga, acabam colocando outras coisas menos importantes na frente das decisões e deixam aquilo que é mais importante e imediato para depois, como se o tempo fosse aliviar a pressão.

Nem sempre é o melhor momento ou não estamos munidos de toda a ferramenta ou o conhecimento necessário para a tomada de decisões, e a procrastinação é estratégica em algumas situações. No entanto, o empreendedor precisa tomar muito cuidado para não cair na situação de negligenciamento de atividades. Se por algum motivo o trabalho necessita atenção e tem significativa importância na operação dos negócios, deixa-lo de lado pode significar um grande problema para a sua empresa.

Muitos empreendedores acabam desistindo dos seus negócios porque procrastinaram questões importantes e essenciais, como a questão financeira por exemplo. O problema sempre esteve ali, as vistas do empreendedor, mas não foi encarado como deveria e quando deveria. No mundo dos negócios a deixa do depois resolvemos isso pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Mas como evitar esta procrastinação?

A principal ferramenta para evitar a procrastinação é o empreendedor trabalhar o seu lado pessoal, principalmente o emocional, para lidar com negócios. Uma das formas de fazer isto é encarar os fatos de modo bastante objetivo e racional. A primeira pergunta que o empreendedor precisa fazer é a seguinte: Qual é a importância desta decisão para a operação do negócio? Se a importância existir, por mínima que seja, já é um sinal de que não adianta procrastinar.

Sabendo que o problema é importante, diante de todas as decisões que o empreendedor deve tomar no dia-a-dia, uma outra pergunta necessária a se fazer é qual é a urgência de tempo que esta decisão necessita. É aquela frase que ronda o mundo empreendedor: primeiro faça as coisas que vem primeiro. Sempre as mais urgentes antes das menos urgentes.

Por fim, vem a terceira pergunta a se fazer: o que vai acontecer se eu deixar para decidir depois? Se as coisas piorarem (como por exemplo, juros de contas atrasadas, deixar de vender por falha no sistema, etc...) é um bom indicador que procrastinar pode ser prejudicial para o seu negócio.

Note que as três perguntas colocadas aqui não têm maior ou menor importância na tomada de decisões. Todas as três medem a avaliam o impacto de uma tomada de decisão para o negócio e, portanto, devem ser levadas em conta. O que o empreendedor precisa ter em mente é que toda decisão precisa ser tomada, e que antes é melhor do que depois, pois os problemas sempre vão se acumulando. Portanto, pense assim: porque deixar para amanhã o que eu posso decidir hoje? Fica a dica.

Fique atento as oportunidades do ecossistema empreendedor. A Comunidade Empreendedora tem os melhores empreendedores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

O que achou desta matéria

  1. Péssima
  2. Ruim
  3. Regular
  4. Boa
  5. Excelente

Média dos leitores 0,0

  • Comentário via facebook
Leia também:

Jovem Empresário

Jovem Empresário

Projeto Jovem Empresário