Benefícios e vantagens da operação de negócios

CE

Os empreendedores costumam se preocupar muito com o planejamento estratégico e acabam deixando o operacional de lado. Descubra com as experiências do Projeto Jovem Empresário os benefícios e vantagens da operação de negócios.

Uma analogia que é comum encontrarmos no meio empresarial, principalmente das startups, é que a empresa é um organismo vivo, está em constante desenvolvimento e evolução. E esta analogia está bem próxima de ser real mesmo, pois com as constantes transformações e forçantes externos, as empresas que desejam sobreviver devem sofrer constantemente mudanças, metamorfoses, a fim de se adaptar ao novo cenário, como se fosse um organismo vivo.

E como qualquer organismo vivo, a empresa para funcionar precisa ter o seu sistema primário funcionando em perfeito estado e sincronia. Assim como o corpo precisa do coração bombeando sangue para todos os órgãos, a empresa também precisa que o seu gestor coordene e delegue as atividades operacionais, para que cada parte da empresa possa funcionar como um órgão de um corpo humano, executando a função para a qual foi destinado a executar.

Isto é a operação de um negócio, aquele operacional que boa parte dos empreendedores negligencia ou não dá a devida importância. Por isto vamos mostrar para você quais são os benefícios e vantagens de se executar uma boa operação de um negócio. O principal benefício é estar com a empresa em funcionamento. Muitos negócios não conseguem sequer sair do papel porque o empreendedor não tem habilidade suficiente para fazer cada parte da empresa acontecer, e neste quesito parece que finanças sempre é a parte mais complicada.

Outro benefício da operação de um negócio é a falta de surpresas indesejadas. Podem até acontecer problemas ou imprevistos, mas quando a operação do negócio está em dia, o empreendedor nunca é pego de calças curtas, pois sempre é capaz de saber exatamente qual é a capacidade do seu negócio. E acreditem, mesmo sendo para decidir pelo fim de uma empresa ou um negócio, é muito melhor tomar esta decisão quando todas as informações estão bem conhecidas pelo empreendedor.

Quando o negócio está em pleno vapor, ter o controle da operação de um negócio dá uma vantagem significativa da empresa sobre os concorrentes. Definir ações estratégicas, planejar investimentos, realizar um plano de ação e executá-lo de forma ordenada e coordenada gerará sempre melhores resultados do que quando as ações são executadas de forma desordenada. Claro que é difícil num plano de ação um planejamento ser executado em todos os seus detalhes, porque muitos são os fatores intervenientes, mas como já dissemos, com a operação do negócio em dia, o empreendedor nunca é pego de surpresa.

Outra vantagem significativa é que um negócio com uma operação em dia sempre terá também um melhor controle sobre as suas finanças. Lembre que a maioria dos novos negócios fecha antes de 2 anos de existência por problemas financeiros, portanto, quem executa uma boa operação, também terá um bom controle do fluxo de caixa, das receitas, uma otimização dos custos e até um dinheiro para investimento.
Preparando o seu negócio para que ele ande na linha, você terá muito mais disponibilidade para trabalhar nas outras áreas estratégicas, com mais liberdade e com mais certeza sobre o estado atual da empresa, para onde ela vai e como ela vai chegar.

Fique atento as oportunidades do ecossistema empreendedor. A Comunidade Empreendedora tem os melhores empreendedores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

12 mar 2019, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando