Olá {{nome}}
Logout
Ao vivo:
Próximo

Projeto Jovem Empresário

Conheça quatro ferramentas de controle financeiro e contábil essenciais

Não basta ser organizado, para ter uma boa gestão financeira e contábil do seu negócio a ferramenta certa pode ser fundamental

Autor:
CE
CE

A gestão financeira e contábil, ou a falta dela, tem sido uma das principais causas de mortalidade de empresas nos primeiros anos de vida. Todos sabemos que gerenciar o setor financeiro da empresa é essencial para o negócio ter lucro e crescer. Otimizar os recursos disponíveis evitando desperdícios e mantendo o negócio funcionando é a única forma de manter uma empresa financeiramente saudável.

Mas nem sempre o empreendedor consegue fazer a lição de casa. Apesar da sua importância, ainda existem muitas pessoas que não se dedicam ao controle financeiro da sua empresa, a maioria por desconhecer que tipo de ferramentas podem aplicar. O Projeto Jovem Empresário coletou as experiências com seus mentorados e elencou 4 ferramentas para ajudar os empreendedores neste início.

A primeira ferramenta é o plano de ação para planejar suas metas financeiras e o que será necessário para alcançar os resultados desejados. Primeiramente, é preciso dominar os conceitos contábeis para que a gestão financeira da empresa seja feita corretamente, como custos, receitas e despesas. Desta forma é possível analisar a saúde financeira da empresa, alinhando as melhores estratégias para aumentar o desempenho do negócio. Pode utilizar para o plano de ação a tradicional metodologia de planejamento 5W2H.

Outra ferramenta é organização do fluxo de caixa. Para isto o empreendedor poderá utilizar o tradicional (e ultrapassado) caderninho de anotações de fluxo de caixa. O ideal é utilizar a tecnologia e realizar as anotações numa planilha eletrônica. Caso o empreendimento necessite de um software de gestão ERP ou de vendas, procure um que possua esta ferramenta integrada. Esta organização auxilia na negociação do pagamento de fornecedores, no recebimento dos clientes e na tomada de decisão sobre de investimentos na empresa.

Outra ferramenta é a análise de cenários. Ela é um pouco mais complicada pois exige o conhecimento do mercado e do ambiente externo, mas é uma das maneiras mais eficientes de se preparar para imprevistos. Basicamente, se constrói mais dois cenários diferentes para o seu plano de ação, um otimista e outro pessimista. Com estas duas possibilidades, uma boa e outra ruim, o empreendedor poderá estabelecer planos de contingência para saber o que fazer quando as coisas derem errado.

Por fim, a última ferramenta é estabelecer um orçamento anual detalhado. Com ele o empreendedor poderá estabelecer e monitorar as metas ao longo do ano e medir o desempenho do seu negócio. É importante detalhar quanto é necessário vender para atingir as metas, quanto isso vai custar e quais os investimentos que precisam ser feitos, portanto, o mínimo que deve constar no orçamento é: Projeção das Vendas, Custos de Produção, Gastos com Pessoal, Despesas Operacionais e Investimentos.

A gestão financeira permite uma maior controle e segurança das informações de margem de lucro, gastos e saldo atual de contas a pagar e a receber. O controle desses dados permite ao empreendedor comparar o desempenho da sua empresa, identificando possíveis problemas financeiros, corrigindo falhas e despesas desnecessárias, dando mais segurança e tranquilidade para tomada de decisões em relação às finanças do seu negócio.

Fique atento as notícias do empreendedorismo e coloque suas finanças em dia. A Comunidade Empreendedora tem os melhores empreendedores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

O que achou desta matéria

  1. Péssima
  2. Ruim
  3. Regular
  4. Boa
  5. Excelente

Média dos leitores 5,0

  • Comentário via facebook
Leia também:

Projeto Jovem Empresário

Projeto Jovem Empresário

Jovem Empresário