Urbs alerta sobre cuidados na contratação de transporte escolar

Foto: Luiz Costa/SMCS

A cada seis meses os veículos do transporte escolar passam por vistoria obrigatória para receber a autorização de serviço

A volta às aulas na grande maioria das escolas acontece em fevereiro e quem for contratar transporte escolar deve prestar atenção na qualidade e segurança do serviço oferecido por empresas ou motoristas. Na hora da escolha, a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) recomenda aos pais ou responsáveis verificar se o transporte escolar contratado é autorizado.

O transporte escolar é um serviço regulamentado e com licenciamento obrigatório por lei federal. Em Curitiba é a Urbs quem controla o serviço, emite as licenças, fiscaliza o trabalho dos motoristas, acompanha a capacitação e faz a vistoria dos veículos. São 861 veículos licenciados para a atividade, entre vans, micro-ônibus, ônibus e Kombis.

A cada seis meses os veículos do transporte escolar passam por vistoria obrigatória para receber a autorização de serviço. Depois da vistoria, o carro recebe o certificado para trafegar, o selo que fica colado do lado superior direito do pára-brisa dianteiro, válido por seis meses. 

Na parte externa do veículo são verificados os amortecedores, placa, faróis, piscas, luz de freio, lanterna, espelho retrovisor e pneus. A fiscalização confere itens de segurança, conforto e aparência e também cintos individuais, tacógrafo, limpadores de pára-brisa, saídas de emergência e extintor de incêndio.

“Existe um cronograma e é obrigatório estar com todos os itens em dia para renovar a permissão de serviço”, explica o gestor da área de Táxi e Transporte Comercial da Urbs, José Carlos Gomes Pereira Filho.

Além do adesivo, que tem a data de validade da vistoria (seis meses), os pais ou responsáveis devem exigir o Certificado Cadastral do Condutor. Este certificado é um documento concedido a motoristas profissionais que têm mais de 21 anos de idade, estão habilitados nas categorias “D” e “E”, tenham pelo menos dois anos de experiência profissional, bons antecedentes e curso específico de condutores de veículos, exigências legais para motoristas de transporte escolar.

relação dos prestadores de transporte escolar licenciados pela Urbs está no site da instituição. A pesquisa está disponível por bairros, basta clicar no bairro de interesse para ter acesso ao número de identificação do veículo, nome do permissionário e telefone de contato.

1 fev 2017, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando