Rede municipal fica sem aulas e professores podem retomar a greve hoje

Professores da rede municipal de ensino de Curitiba retomaram greve nesta terça-feira (Foto: Joel Rocha/SMCS)

Reunião entre a categoria e a prefeitura, na manhã desta terça, terminou sem acordo

Alunos da rede municipal de ensino de Curitiba ficaram sem aulas na manhã desta terça-feira (21), porque os professores se ausentaram de seus cargos para participar de um ato na praça Nossa Senhora do Salete e, em seguida, de uma reunião com representantes da prefeitura. De acordo com o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac), não houve acordo. A categoria deve realizar uma assembleia na tarde de hoje para definir a possível retomada da paralisação.

A greve foi iniciada em 15 de março, juntamente com outras categorias, no Dia Nacional da Paralisação, em mobilização contra a reforma da previdência. Uma reunião que deveria ter acontecido na última quinta-feira (16), não se concretizou porque o Prefeito Rafael Greca não compareceu. Mesmo assim, a categoria retomou as atividades, nas sexta-feira (17), para não prejudicar os alunos.

A expectativa era de que a reunião da manhã desta terça atendesse às reinvindicações da classe, entre as quais destacam-se a implantação de um plano carreira e contratação de novos professores. O Sismmac afirma que existe uma defasagem de quase mil professores na rede municipal.

Segundo um levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Educação, 62 das 185 escolas estão sem atendimento. Os CMEIs continuam funcionando normalmente já que são representados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc). A Prefeitura de Curitiba afirmou que busca honrar os compromissos assumidos pela gestão anterior aos servidores, como o pagamento da última parcela do Plano de Cargos e acrescentou que mantém a postura de diálogo com os servidores. 

Rede estadual

Os professores da rede estadual de ensino retomaram as suas atividades nesta segunda-feira (20), após três dias de paralisação. Segundo a APP-Sindicato o estado de greve continua. No dia 8, será realizada uma nova avaliação do quadro, que pode levar a uma nova paralisação.

Veja também

Escolas Estaduais de Maringá estão em situação precária

Professores de escolas municipais de Curitiba aprovam indicativo de greve

 

21 mar 2017, às 00h00.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 17h20 RIC Notícias Live
  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
Mostrar próximo post
Carregando