Mais de 400 mil correntistas da Caixa não apareceram para sacar dinheiro

Os 487.299 correntistas da Caixa Econômica Federal, que tiveram a poupança cancelada por irregularidades no CPF ou CNPJ, ainda não apareceram ao banco para sacar o dinheiro. Em 2012, 496.776 contas foram encerradas pela instituição. Elas somavam R$ 719 milhões.

Segundo informações divulgadas pelo próprio banco, esses clientes podem, a qualquer momento, solicitar a retirada dos valores, devidamente corrigidos conforme a regra de sua conta. Basta comparecer a uma agência com e apresentar o seu RG. Caso o titular tenha falecido, os herdeiros podem comprovar o direito para reaver os valores.

De 2012 até a primeira quinzena deste mês, 9.477 clientes procuraram a Caixa para regularizar sua situação cadastral — ou seja, apenas 1,9% dos que tiveram a poupança encerrada. A central de atendimento do banco funciona no 0800-7260101.

A Caixa Econômica chegou a registrar os recursos dessas contas como receitas operacionais, o que elevou o lucro líquido da empresa em R$420 milhões no balanço do ano de 2012. Em janeiro, o Ministério Público Federal anunciou a abertura de investigação sobre o caso, mesmo com a alegação da Caixa de que os clientes que tiveram suas contas de poupança encerradas têm direito ao saldo existente, a qualquer tempo, após regularização.

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse que está acompanhando a correção de procedimentos adotados pela Caixa ao encerrar as contas de poupança.

27 mar 2014, às 00h00.

No Ar

RIC Notícias Dia

As primeiras notícias do dia e os fatos mais marcantes do estado do Paraná, com Ana Vaz e Eduardo Scola.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 14h50 Balanço Geral Curitiba
  • 17h20 RIC Notícias Live
Mostrar próximo post
Carregando