Curitiba

UFPR divulga resultado do vestibular

5.439 estudantes puderam comemorar uma vaga nos cursos da instituição

Eduardo Fantin Prezepiorski foi aprovado em Direito (Foto: Elvira Fantin)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou no início da tarde desta sexta-feira (12) a lista dos aprovados no vestibular 2018. Ao todo, 5.439 estudantes podem comemorar uma vaga nos cursos da instituição.

Os aprovados devem realizar a matrícula entre os dias 17 e 25 de janeiro. De 19 a 21, os acadêmicos devem fazer a confirmação de matrícula junto a coordenação dos cursos no primeiro semestre. Para os aprovados no segundo semestre, o período vai de 30 de julho a 3 de agosto.

Entre os aprovados está Eduardo Fantin Prezepiorski, calouro do curso de Direito, que se dedicou por horas todos os dias para conquistar a vaga. "6 a 7 horas por dia de estudos. Valeu a pena, estou muito feliz!", comemora.

O tradicional banho de lama, organizado anualmente pelo Diretório Central de Estudantes (DCE), recepcionou os novos calouros no Campus Agrárias, no bairro Cabral, em Curitiba. 

Confira a lista de aprovados:

Leia mais:

Envie seu comentário

Comentários (0)

Médico que teve cérebro perfurado por estaca não está mais entubado

Segundo amigos da família, Maurílio Palhares não está mais entubado e já consegue falar algumas palavras

Dr. Maurilio Palhares caminhava na praia com alguns amigos quando tropeçou na areia e teve o cérebro perfurado por uma estaca metálica que segurava uma tenda (Foto: Reprodução/Facebook)

O ginecologista e obstetra Maurílio Palhares, 36 anos, que teve o cérebro perfurado por uma estrutura metálica enquanto caminhava pela Ilha do Mel, em Paranaguá, não está mais entubado.

Segundo amigos da família, ele já está conseguindo falar algumas palavras. Pela gravidade do acidente, é possível considerar um milagre. Família, conhecidos e pacientes comemoraram a notícia. O último parto realizado pela vítima foi no dia 27 de dezembro, cinco dias antes de sofrer o acidente.

Acidente

Palhares caminhava quando acabou tropeçando em uma corda. Na queda, ele teve o crânio perfurado por uma estaca metálica, que prendia uma tenda no chão e ficou projetada para fora da areia. Ele foi encaminhado para o Hospital Regional de Paranaguá, mas devido aos graves ferimentos foi transferido para Curitiba.

Leia também:

Envie seu comentário

Comentários (0)

Carteira de habilitação brasileira passa a valer na Itália

As carteiras de motorista da Itália também serão reconhecidas no Brasil

As carteiras de motorista da Itália também serão reconhecidas no Brasil (Foto: Divulgação/Detran-PR)

*Da Agência Brasil

 O presidente Michel Temer assinou hoje (10) um decreto que trata do reconhecimento de carteiras de habilitação brasileiras na Itália. Da mesma maneira, as carteiras de motorista da Itália serão reconhecidas no Brasil. O decreto origina-se de um acordo firmado em novembro de 2016 e será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (11).

O acordo, assinado em Roma, foi aprovado pelo Congresso Nacional em outubro do ano passado e seguiu para promulgação de Temer. O reconhecimento mútuo passa a valer neste sábado (13).

O decreto vale para as carteiras de habilitação A e B, não provisórias e em vigor, emitidas por um ou outro país. Caso o solicitante tenha residência no país onde se solicita a conversão, é preciso que a habilitação tenha sido expedida antes da obtenção da residência.

O acordo vinha sendo negociado desde 2008, para que o portador da carteira de habilitação de um país possa convertê-la em documento equivalente no outro. Embora a Itália seja signatária da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário, de 1968, desde 1998, o governo italiano não reconhecia a Carteira Nacional de Habilitação brasileira. Isso obrigava brasileiros residentes na Itália a seguir o procedimento do país para emissão do documento, prestando exames e pagando taxas.

Leia também:

Envie seu comentário

Comentários (0)