Olá {{nome}}
Logout
Ao vivo:
Próximo

ABAIXO DE ZERO

Serra de Santa Catarina chega a marcar -7°C no amanhecer desta sexta-feira

Segundo o Climaterra, pelo menos 19 cidades do Estado registraram temperaturas negativas no começo da manhã

Autor: ND Online
São Joaquim teve a formação de geada nesta sexta-feira - Portal São Joaquim Online/Divulgação/ND
São Joaquim teve a formação de geada nesta sexta-feira - Portal São Joaquim Online/Divulgação/ND

Pelo menos 19 cidades de Santa Catarina tiveram temperatura abaixo de 0°C entre a madrugada e o amanhecer desta sexta-feira (13). Segundo o Climaterra, a menor temperatura foi em São Joaquim, com -7°C, registrados pela estação Fernando Keiser. Já a mínima marcada pelos termômetros da Epagri/Ciram no Estado foi em Urupema, com -6,7°C.

De acordo com Ronaldo Coutinho, engenheiro agrônomo do Climaterra, essa foi a segunda menor temperatura do ano em Santa Catarina. A menor, até agora, aconteceu em maio no interior do município de Painel, na estação particular G.Hugen, que marcou -7,2°C.

Apesar das temperaturas extremamente baixas em Santa Catarina nesta sexta, a tendência é para que o frio intenso dê uma trégua nos próximos dias. A massa polar que está sobre Santa Catarina começa a perder a força, permitindo a elevação das temperaturas.

Nesta sexta, em todo o Estado, predomina o céu claro com poucas nuvens. Em Florianópolis, que hoje marcou 5,4°C no começo da manhã, terá máxima entre 21°C e 22°C ao longo do dia. Já na Serra, os termômetros marcam entre 16°C e 18°C durante a tarde.

Para o sábado (14), a Capital terá entre 6°C e 9°C de mínima, enquanto que o amanhecer de domingo (15) deve marcar em torno de 10°C. As máximas nos dois dias devem ficar entre 23°C e 24°C. Também as cidades da Serra terão elevação nas temperaturas, com mínimas entre -3°C e 0°C no sábado e de 4°C a 5°C no domingo. O sol predomina em todo o Estado.

“A próxima semana vai ser de clima mais ameno. Está previsto chuva na segunda e na terça-feira. Somente na sexta-feira é que deverá entrar uma nova massa intensa de ar polar, trazendo novamente o frio para todo o Estado”, diz o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho.

Confira as menores temperaturas do Estado nesta sexta:

-7,0 S.Joaquim/F.Keiser

-6,7 Urupema*

-6,5 B.Jardim/F.Keiser

-6,1 Painel/F.K e G.Hugen

-5,3 Urubici/Joel Faria

-2,8 Ponte Alta do Norte*

-2,6 Rio Rufino*

-2,4 Curitibanos/UFSC

-1,8 Frei Rogério*

-1,8 Bom Retiro*

-1,5 Otacílio Costa*

-1,4 Lages/UDESC

-0,8 Rio Negrinho*

-0,7 Monte Castelo*

-0,6 Palmeira*

-0,6 Major Vieira*

-0,6 Santa Cecília*

-0,4 Fraiburgo*

-0,1 Itaiópolis*

*Epagri/Ciram

(Fonte: Climaterra)

O que achou desta matéria

  1. Péssima
  2. Ruim
  3. Regular
  4. Boa
  5. Excelente

Média dos leitores 5,0

  • Comentário via facebook