Curitiba

Roupa ‘semelhante a de segurança’ impede advogado de entrar em bar no Batel

"Me sinto humilhado, olhei mil vezes minha roupa, até entender que o problema não é minha roupa, não é meu estilo, não sou eu", desabafa o advogado

"Me sinto humilhado, olhei mil vezes minha roupa, até entender que o problema não é minha roupa, não é meu estilo, não sou eu”, disse o advogado que foi impedido de entrar no James Bar (Foto: Reprodução/Facebook)

"Imaginem a seguinte situação: Um homem é informado que não poderá entrar em uma casa noturna, por que não esta com roupas adequadas...". Assim começa a carta aberta de um advogado que foi barrado em um bar de Curitiba na última quinta-feira (13). A roupa escolhida por ele? Calça, camisa e gravata pretas.

De acordo com Juliano Trevisan, 27 anos, poucos minutos após chegar à fila do James Bar, ele foi abordado por seguranças do local. Em seguida, um funcionário da casa o informou que ele não poderia entrar com a roupa que estava vestindo.

"Roupa preta, gravata e tal, você vai ser confundido com segurança lá dentro, assim não pode entrar", teria dito o funcionário. Em choque, Juliano preferiu evitar a discussão e foi embora.

Discriminação

Na carta aberta que direcionou ao bar em sua página no Facebook, o advogado disse acreditar ter sido vítima de preconceito e discriminação.

"Me sinto humilhado, olhei mil vezes minha roupa, até entender que o problema não é minha roupa, não é meu estilo, não sou eu. E preciso sim, expor esta situação a vocês e demonstrar quão grave ela é e o que ela representa, socialmente falando, nos dias de hoje", desabafou o jovem.

"Conheço várias pessoas que vão lá de camisa e gravata e nem por isso foram barradas. A verdade mesmo é que, por mais que estivesse parecendo com segurança da casa, isto não justifica barrar entrar no local. Roupa social não é uniforme exclusivo de empresas de segurança, o que dizer de formaturas onde os seguranças estão vestidos igual aos convidados?", completou.

Retratação do bar

Em resposta ao ocorrido, o James Bar demitiu o funcionário que impediu a entrada de Juliano e também utilizou o Facebook para realizar uma retratação pública ao advogado e àqueles que se solidarizaram com o caso.

"Infelizmente, ocorreu um episódio do qual devemos nos retratar e esclarecer o que aconteceu. Estamos muito chateados e envergonhados. Na noite de quinta-feira (13), o Juliano foi equivocadamente informado que não poderia entrar no bar por conta do que estava vestindo. Essa foi uma atitude errada e que não condiz com o que acreditamos. Por mais que tentemos nos colocar no lugar do Juliano, não vamos conseguir entender a sensação de humilhação que ele sentiu no momento. Mas imaginamos algo muito triste e distante do que sempre queremos para todos", diz a nota do estabelecimento que foi duramente atacado nas redes sociais.

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Força na Peruca: projeto da Fundação Laço Rosa percorre cidades brasileiras

Programa de empreendedorismo inédito no Brasil vai capacitar moradores de áreas de risco social na profissão de peruqueiros iniciando por Curitiba, seguida por Goiânia, Salvador, Rio e São Paulo

Além do curso de capacitação, o local também contará com um posto de coleta de cabelos e doação de perucas (Foto: Divulgação)

Além do curso de capacitação, o local também contará com um posto de coleta de cabelos e doação de perucas (Foto: Divulgação)

Além do curso de capacitação, o local também contará com um posto de coleta de cabelos e doação de perucas (Foto: Divulgação)
O programa vai capacitar 100 novos profissionais pelo Brasil para a confecção de perucas (Foto: Divulgação)
O caminhão escola desembarca no ParkShoppingBarigui (Foto: Divulgação)

Criado pela Fundação Laço Rosa para resgatar a autoestima de mulheres em tratamento de quimioterapia, o programa Força na Peruca, para formação de peruqueiros, este ano expande seu alcance cruzando regiões. Com o apoio da campanha #fortalizese, Governo australiano e Truckvan, empresa especializada na fabricação de soluções sobre rodas, o caminhão escola percorrerá cinco cidades brasileiras — Curitiba, Goiânia, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro foram escolhidas para receber a unidade móvel, sendo Curitiba a eleita para abrir as portas para esse projeto itinerante. Além de possibilitar a entrega de perucas a mais pacientes, o programa vai capacitar 100 novos profissionais pelo Brasil para a confecção do acessório.

Na capital paranaense, o caminhão escola desembarcará no ParkShoppingBarigüi, onde serão oferecidas as aulas práticas do projeto no período de 14 de julho e 4 de agosto. O local também contará com um posto de coleta de cabelos e doação de perucas para pacientes do Instituto Humsol.  

“O Força na Peruca itinerante é um programa nacional inédito, pensado para beneficiar toda cadeia. Pacientes ao receberem um novo acessório; alunos ao aprenderem uma nova profissão e vivenciarem a solidariedade na prática; ongs ao formarem uma rede de peruqueiros solidários; doadores ao entenderem que a doação de cabelo vai além do corte e sociedade civil ao se emocionar com todo processo. ”, comemora a presidente voluntária da Laço Rosa, Marcelle Medeiros. A ação foi possível graças ao apoio da campanha #fortalizese, idealizada por Exímia, unidade de negócios da FQM Farmoquímica, realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Durante os 25 dias em que o projeto estará na cidade, de segunda a segunda, os alunos participarão de aulas práticas, nas quais terão a oportunidade de aprender todo o processo produtivo das perucas. Em seguida, eles poderão fixar o conteúdo teórico à distância e obter informações pertinentes à geração de renda, por meio de uma plataforma on-line que possibilitará contato com disciplinas relacionadas a finanças pessoais, marketing e empreendedorismo.

“Ao final do curso, os participantes, estimulados por metodologias de Design Thinking e Canva, também estarão capacitados para se tornarem empreendedores, donos de seu próprio negócio localmente e aptos a ajudarem as ONGs locais na produção de perucas. A formatura das turmas é um momento muito emocionante porque a prova final é a entrega de uma peruca personalizada a um paciente e também um momento de muita alegria por todas as barreiras enfrentadas pelos alunos para conseguirem o certificado.”, diz Marcelle.

“Este projeto fará com que as pessoas se sintam ilimitadas, pois oferecerá tudo que elas precisam para desenvolver suas habilidades: autoestima, empreendedorismo e capacitação profissional”, destaca Alcides Braga, sócio-diretor da Truckvan, empresa que produziu a unidade móvel.

Parcerias locais associadas à campanha #fortalizese também permitirão oferecer cortes de cabelo gratuitos. “O objetivo é atrair uma rede solidária de doadores, proporcionando a participação de toda a população”, diz Vitor Cunha, gerente de produtos da linha Exímia, destacando que, no ano passado, o programa recebeu a adesão de mais de 13 mil doadores em sua plataforma on-line, transformando a vida de 20 alunos, e consequentemente suas famílias, das primeiras do Força na Peruca no Rio de Janeiro e ampliando em 30% a fabricação das perucas.

Em seguida, o caminhão escola faz uma rápida parada no Distrito Federal, sede da Embaixada Australiana e depois segue para Goiânia (GO), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Em cada cidade, o projeto terá um parceiro de perucas local para certificar os alunos e elegerá uma ONG para receber a doação das perucas.

SERVIÇO

Curitiba
Data: 14.07 a 04.08
Ong amiga: Instituto Humsol (Rua Marechal Deodoro, 252, 7º andar, Edifício Nosso Banco.
Tel (41) 4106 7072
Local: ParkShoppingBarigüi (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Mossunguê)

Goiânia
Data: 07.08 a 02.09
Ong Amiga: a definir
Local: a definir 

Salvador

Data: 05.09 a 30.09
Ong Amiga: Naspec
Local: Salvador Shopping (Avenida Tancredo Neves, 3133, Caminho das Árvores)

Rio de Janeiro
Data: 03.10 – Cristo Redentor - Paineiras
04.10 a 27.10 – Barra Shopping (Av. das Américas, 4666 - Barra da Tijuca)
Niterói -  28.10 a 20.11 – local (a definir)

São Paulo
Data: 22.11 a 17.12 – shopping (a definir)
18.12 a 29.12 – hospitais (a definir)
02.01 a 07.01 – litoral (a definir)
Ong Amiga: (a definir)
Local: shopping (a definir)

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Primeiro ônibus elétrico produzido no Brasil circulará em SP

O veículo comporta 84 passageiros, é alimentado por baterias e tem ainda motores elétricos

O ônibus foi apresentado pela prefeitura no centro da cidade e começará a circular no final do mês (Foto: Rafael Arbex, Estadão Conteúdo)

A Prefeitura de São Paulo apresentou hoje (14) um ônibus elétrico, alimentado por baterias, com capacidade para transportar 84 passageiros e com até 300 quilômetros de autonomia. O veículo foi totalmente construído no Brasil. As baterias são de fosfato de ferro e levam de quatro a cinco horas para serem carregadas. A linha em que o ônibus circulará ainda não foi definida e a previsão é a de que o veículo entre em operação até o dia 31 de julho, após passar por fiscalizações feitas pela SPTrans (São Paulo Transporte - empresa que faz a gestão do transporte público na capital paulista).

O ônibus têm ainda motores elétricos embutidos nas rodas e sistemas auxiliares hidráulicos e pneumáticos, integrados por meio de uma rede de controle. Esse mecanismo faz com que, em aceleração, o sistema consuma energia das baterias tradicionais e nos momentos de frenagem o sistema de tração transforme a energia dessas baterias em energia elétrica, que fica armazenada nas mesmas baterias.

O chassi é feito pela empresa chinesa BYD, que instalou uma fábrica em Campinas (SP) há dois anos em meio. A carroceria é da Caio, que também funciona no interior de São Paulo. A capacidade de produção anual da BYD é de 400 carros por ano.

Segundo o prefeito de São Paulo, João Doria, a implantação dos ônibus elétricos está dentro do plano de governo da prefeitura de promover a redução de emissões poluentes. “Esse modelo emissão zero e baixo nível de ruido, também é equipado com ar-condicionado. O modelo atende ainda a todas as exigências de acessibilidade como piso baixo, rampas de acesso e espaço para cadeiras de rodas, wi-fi e tomadas USB”, disse Doria.

Segundo o secretário Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), Sérgio Avelleda, o veículo é o que há de mais moderno em termos de ônibus elétricos em operação em outros países, como os Estados Unidos e a China. “Isso faz parte do plano de governo apresentado para a transformação do nosso sistema de ônibus. Na licitação, já anunciamos, vamos contribuir para que ao longo do próximo contrato, as empresas reduzam paulatinamente as emissões que provocam doenças respiratórias, envelhecimento precoce e um clima global indesejável”, disse.

A prefeitura pretende discutir com a Câmara Municipal a alteração da legislação vigente para a adequação do sistema de ônibus para veículos classificados pelo secretário como mais saudáveis. “Quero ressaltar que estamos estudando trocar os 60 ônibus a diesel para elétricos e instalar placas foto voltaicas na garagem para que durante o dia o sol gere energia elétrica que vai alimentar os ônibus que vão circular pela cidade de São Paulo”.

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