Olá {{nome}}
Logout
Ao vivo:
Próximo

No sábado

Simepar aponta que tornado de classificação ‘F 0’ atingiu Itaperuçu

Segundo o órgão, a situação ainda está sob estudo, mas um levantamento parcial aponta que Itaperuçu foi atingida por um tornado

Autor: Redação RIC Mais
O temporal em Itaperuçu ocorreu na noite de sexta-feira (30). (Foto: Ivo Faria/Jornal Expresso)
O temporal em Itaperuçu ocorreu na noite de sexta-feira (30). (Foto: Ivo Faria/Jornal Expresso)

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) informou, na tarde desta segunda-feira (3), que ainda estuda o que realmente aconteceu em Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, na sexta-feira (30). No entanto, um levantamento parcial aponta que a cidade foi atingida por um tornado de classificação ‘F 0,’ com ventos de até 120km por hora. (Veja fotos abaixo)

Tornado em Itaperuçu

Pelo menos 426 casas foram danificadas e 10 totalmente destruídas em Itaperuçu, segundo a Defesa Civil, quando o tornado e fortes chuvas atingiram a cidade na noite de sexta, por volta das 19h. Além disso, dois adolescentes morreram soterrados enquanto tentavam se esconder das rajadas de vento atrás de um muro.

Os destroços do muro que atingiu os garotos já foram retirados do local. (Foto: Reprodução/RICTV)

Três dias após o ocorrido, os estragos ainda podem ser vistos em toda a cidade. Oitenta e sete famílias permanecem desalojadas, hospedadas na casa de amigos ou parentes, e 12 estão desabrigadas, instaladas em abrigos públicos. O único hospital e maternidade da cidade também foi seriamente afetado e precisou ser interditado pela Defesa Civil.

Dações ao atingidos podem ser feitas no posto da Defesa Civil, montado na Igreja Católica de Itaperuçu, na Rua Crispim Furquim Siqueira, número 32.

Relatos de moradores 

Eliane Geremias, auxiliar administrativa, contou que era como uma nuvem que desceu e subiu. "Eu comecei a olhar e pensei 'Gente, é um tornado, não não um tornado'. E aquilo tocava o chão e só deu para ver que quando ele tocava o chão começou a levantar eternit, galhos, foi a cena mais horrível do mundo. Mas foi um minuto e meio, dois minutos, não durou mais do que isso", contou. 

“Desceu uma nuvem branca e fez um redemoinho e levou tudo. Coisa incrível, via até árvore vindo. Aí, começou a vir telhado, madeira. Eu tive que me abaixar para não ir junto”,lembrou um comerciante que viu tudo de perto.

“A gente só escutou aquele barulho e gritos de pessoas gritando. Pessoas já com sangue porque cortou o braço devido as coisas que vinham voando. Tudo o que era objeto vinha junto e muito mato, madeira” contou Luiz Maciano.

Temporal em Itaperuçu deixa rastro de destruição na cidade. (Foto: Colaboração)

 

Casas foram totalmente destruídas em Itaperuçu. (Foto: Reprodução/RICTV)
Residências foram destelhadas em Itaperuçu. (Foto: Reprodução/RICTV)

 

O tornado em Itaperuçu causou destruição. (Foto: Reprodução/RICTV)

O que achou desta matéria

  1. Péssima
  2. Ruim
  3. Regular
  4. Boa
  5. Excelente

Média dos leitores 5,0

  • Comentário via facebook