Curitiba

Indústria: evento apresenta carreiras e serviços a jovens e empresários

Universo Sistema Fiep ocorre nos dias 14 e 15 de setembro com atividades gratuitas em 44 unidades no Paraná

O evento ocorre simultaneamente em todos os estados brasileiros (Foto: Divulgação)

Ser jovem e ter uma vida inteira pela frente é altamente excitante, porém extremamente desafiador. É quando começamos a fazer escolhas que podem repercutir por um bom tempo em nossas vidas, e toda a informação e orientação diante de tantas possibilidades são bem-vindas. Neste ano, o Mundo Senai chega à sua 9ª edição no Paraná. Se esse planeta já trazia inúmeras oportunidades de carreiras na indústria, imagine agora recebendo o reforço do Mundo Sesi e do Mundo IEL! É isso que meninos, meninas e também profissionais em busca de aperfeiçoamento irão vivenciar, nos dias 14 e 15 de setembro, na 1ª edição do Universo Sistema Fiep.

Serão dois dias de atividades gratuitas fomentando educação, tecnologia, saúde, segurança e inovação, ampliando o horizonte e conhecimentos dos participantes com palestras, workshops, oficinas e minicursos. Quem busca se inserir ou se recolocar no mercado de trabalho terá ainda à disposição orientação profissional, feiras de estágios e empregos e visitas guiadas a laboratórios que simulam o dia a dia da indústria, além da oferta de uma gama enorme de cursos técnicos, graduação, pós-graduação, educação continuada e outros. Já empresários da pequena ou mesmo da grande indústria farão visitas guiadas nas unidades e mesas redondas, e assistirão a explanações de orientação sobre a reforma trabalhista, eSocial (sistema informatizado que unifica as informações relativas aos trabalhadores que os empregadores enviam ao governo), saúde e segurança no ambiente de trabalho, futuro e indústria 4.0, além do potencial de empregabilidade do setor com a Lei da Aprendizagem Industrial. Também poderão contar com atendimento de consultoria legal e sobre plano de negócios.

O evento ocorre simultaneamente em todos os estados brasileiros. No Paraná, serão 700 atrações em 44 unidades localizadas em 40 cidades. Confira aqui a programação e a localização das escolas participantes na sua região.

O Universo Sistema Fiep irá mostrar a versatilidade da entidade, apresentando a estrutura e os serviços de suas casas: Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e IEL (Instituto Euvaldo Lodi) que, trabalhando de forma integrada, investem no aperfeiçoamento profissional e saúde dos trabalhadores, na formação e na educação de jovens e adultos, no incentivo à inovação de processos e nas ofertas de serviços para que as indústrias possam crescer com a adoção de práticas sustentáveis.

Envie seu comentário

Comentários (0)

Linhas de ônibus são alteradas no entorno da Justiça Federal; veja bloqueio

Trajeto foi alterado para facilitar o transporte na região; fiscais da Urbs auxiliam os motoristas e passageiros

Dez linhas de ônibus são alteradas (Pedro Ribas/ SMCS)

A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) desvia, nesta quarta-feira (13/9), linhas de ônibus do transporte coletivo urbano na região da Justiça Federal, no Ahú, onde ocorrerá operação de segurança para o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os desvios começam desde o primeiro horário dos ônibus, pela manhã, e seguem enquanto durar o bloqueio.

Fiscais da Urbs ficarão nas ruas para orientar motoristas e passageiros. As linhas desviadas serão: ligeirinhos Barreirinha-Guadalupe, Bom Retiro-Cabral, Barreirinha, Paineiras, Santa Gema, Fernando de Noronha, Laranjeira, Ahú-Los Angeles, Cabral-Osório e Reforço Anita.

As dez linhas de ônibus serão desviadas dento do perímetro das ruas Alberto Folloni, Francisco de Paula Guimarães, Emílio Cornelsen, São Luís, Coronel Amazonas Marcondes, Pedro Fabri, Vereador Garcia Rodrigues e Belém.

Linhas e desvios:

1- Barreirinha-Guadalupe: O desvio não afetará embarques e desembarques.

2 - Bom Retiro-Cabral: Mudança apenas no sentido Terminal Cabral. Desvia das ruas Eça de Queiros e Dos Funcionários para as ruas Alberto Folloni, Tomazina, Cel. Amazonas Marcondes, Pedro Fabri, Vereador Garcia Rodrigues e Avenida Paraná.

3 - Barreirinha: Sentido bairro desvia da Avenida Anita Garibaldi e passa pela José Pedroso, Vereador Garcia Rodrigues, Pedro Fabri e Amazonas Marcondes. Sentido Centro deixa as ruas Washington Mansur, Benjamin Zilli e Anita
Garibaldi e entra na Tomazina, Alberto Folloni e Constantino Marochi

4 - Paineiras: Nos dois sentidos deixa as ruas Washington Mansur, Benjamin Zilli e Anita Garibaldi e passa pela Tomazina e Alberto Folloni.

5 - Fernando de Noronha: Nos dois sentidos deixa as ruas Washington Mansur, Benjamin Zilli e Anita Garibaldi e passa pelas ruas Tomazina e Alberto Folloni.

6 - Laranjeira: Nos dois sentidos deixa as ruas Washington Mansur, Benjamin Zilli e Anita Garibaldi e passa pelas ruas Tomazina e Alberto Folloni.

7 - Ahu-Los Angeles: Nos dois sentidos deixa as ruas Washington Mansur, Benjamin Zilli e Anita Garibaldi e passa pelas ruas Tomazina e Alberto Folloni.

8 - Cabral-Osório: O desvio não afetará embarques e desembarques.

9 - Reforço Anita: Nos dois sentidos desvia da Avenida Anita Garibaldi e passa pela José Pedroso, Vereador Garcia Rodrigues, Pedro Fabri e Amazonas Marcondes.

10 - Santa Gema: Sentido bairro desvia da Avenida Anita Garibaldi e passa pela José Pedroso, Vereador Garcia Rodrigues, Pedro Fabri e Amazonas Marcondes. Sentido Centro deixa as ruas Washington Mansur, Benjamin Zilli e Anita Garibaldi e entra pela Tomazina, Alberto Folloni e Constantino Marochi.

Veja mapa de como fica o bloqueio na região.

No perímetro amarelo poderão circular pessoas e veículos, sob a supervisão, fiscalização e policiamento da Polícia Militar; no entanto a qualquer momento, se necessário, uma rua ou outra pode ser isolada por fatores como muita movimentação de pessoas, tumulto, trânsito alterado etc.

A área vermelha poderá ser acessada por moradores, pessoas autorizadas, funcionários da Justiça Federal e pessoas que devam comparecer em audiência na Justiça Federal (já que o expediente do órgão será normal).

Os bloqueios estão previstos para a partir das 6h30 desta quarta (13), no entanto podem ocorrer a qualquer momento conforme a necessidade.

Leia também

Envie seu comentário

Comentários (0)

Lixeira roubada vira 'modão' sertanejo no interior do Paraná

O trio compôs uma música que fala sobre vários roubos bizarros registrados em Cornélio Procópio

Zézinho, Luiz Felipe e Célio Reis estão fazendo o maior sucesso com o modão do roubo da lixeira. (Foto: Reprodução RICTV Curitiba)

O trio não esqueceu do roubo de uma caixa de som em frente a uma loja de roupas. (Foto: Reprodução RICTV Curitiba)

O trio não esqueceu do roubo de uma caixa de som em frente a uma loja de roupas. (Foto: Reprodução RICTV Curitiba)
O modão sertanejo conta o roubo de um poste da praça pública. (Foto: Reprodução RICTV Curitiba)
Flagra do momento do roubo da lixeira. (Foto: Reprodução RICTV Curitiba)
Zézinho, Luiz Felipe e Célio Reis estão fazendo o maior sucesso com o modão do roubo da lixeira. (Foto: Reprodução RICTV Curitiba)

Uma lixeira furtada há alguns meses - dessas que ficam na frente de casa - no município de Cornélio Procópio, norte pioneiro do estado do Paraná, foi recuperada pela polícia e o proprietário que é sanfoneiro resolveu fazer uma música.

Em julho deste ano, a câmera de segurança do vizinho de José Torres flagrou o momento em que o ladrão forçou a estrutura de metal até que conseguiu desprendê-la do chão. Ele fugiu com o objeto do furto nos braços, levando junto inclusive o saco de lixo cheio de dejetos.

Seu Zézinho, como é conhecido, achou um absurdo alguém se dar ao trabalho de roubar uma coisa assim. Agora, fez questão de colocar a lixeira no seu antigo lugar e para comemorar ainda fez um modão sertanejo contando o ‘causo’.

“Roubaram a minha lixeira e a polícia foi atrás porque não é brincadeira” é o refrão da canção que foi composta em parceria com a dupla Luiz Felipe e Célio Reis. Os três contaram detalhe por detalhe do ocorrido e completaram a música com outros roubos bizarros registrados na cidade, como, por exemplo, o roubo de um poste da praça pública e da caixa de som em frente a uma loja.

Assista à reportagem completa:

 

Leia também:

Envie seu comentário

Comentários (0)