Curitiba

Força na Peruca: projeto da Fundação Laço Rosa percorre cidades brasileiras

Programa de empreendedorismo inédito no Brasil vai capacitar moradores de áreas de risco social na profissão de peruqueiros iniciando por Curitiba, seguida por Goiânia, Salvador, Rio e São Paulo

Além do curso de capacitação, o local também contará com um posto de coleta de cabelos e doação de perucas (Foto: Divulgação)

Além do curso de capacitação, o local também contará com um posto de coleta de cabelos e doação de perucas (Foto: Divulgação)

Além do curso de capacitação, o local também contará com um posto de coleta de cabelos e doação de perucas (Foto: Divulgação)
O programa vai capacitar 100 novos profissionais pelo Brasil para a confecção de perucas (Foto: Divulgação)
O caminhão escola desembarca no ParkShoppingBarigui (Foto: Divulgação)

Criado pela Fundação Laço Rosa para resgatar a autoestima de mulheres em tratamento de quimioterapia, o programa Força na Peruca, para formação de peruqueiros, este ano expande seu alcance cruzando regiões. Com o apoio da campanha #fortalizese, Governo australiano e Truckvan, empresa especializada na fabricação de soluções sobre rodas, o caminhão escola percorrerá cinco cidades brasileiras — Curitiba, Goiânia, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro foram escolhidas para receber a unidade móvel, sendo Curitiba a eleita para abrir as portas para esse projeto itinerante. Além de possibilitar a entrega de perucas a mais pacientes, o programa vai capacitar 100 novos profissionais pelo Brasil para a confecção do acessório.

Na capital paranaense, o caminhão escola desembarcará no ParkShoppingBarigüi, onde serão oferecidas as aulas práticas do projeto no período de 14 de julho e 4 de agosto. O local também contará com um posto de coleta de cabelos e doação de perucas para pacientes do Instituto Humsol.  

“O Força na Peruca itinerante é um programa nacional inédito, pensado para beneficiar toda cadeia. Pacientes ao receberem um novo acessório; alunos ao aprenderem uma nova profissão e vivenciarem a solidariedade na prática; ongs ao formarem uma rede de peruqueiros solidários; doadores ao entenderem que a doação de cabelo vai além do corte e sociedade civil ao se emocionar com todo processo. ”, comemora a presidente voluntária da Laço Rosa, Marcelle Medeiros. A ação foi possível graças ao apoio da campanha #fortalizese, idealizada por Exímia, unidade de negócios da FQM Farmoquímica, realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Durante os 25 dias em que o projeto estará na cidade, de segunda a segunda, os alunos participarão de aulas práticas, nas quais terão a oportunidade de aprender todo o processo produtivo das perucas. Em seguida, eles poderão fixar o conteúdo teórico à distância e obter informações pertinentes à geração de renda, por meio de uma plataforma on-line que possibilitará contato com disciplinas relacionadas a finanças pessoais, marketing e empreendedorismo.

“Ao final do curso, os participantes, estimulados por metodologias de Design Thinking e Canva, também estarão capacitados para se tornarem empreendedores, donos de seu próprio negócio localmente e aptos a ajudarem as ONGs locais na produção de perucas. A formatura das turmas é um momento muito emocionante porque a prova final é a entrega de uma peruca personalizada a um paciente e também um momento de muita alegria por todas as barreiras enfrentadas pelos alunos para conseguirem o certificado.”, diz Marcelle.

“Este projeto fará com que as pessoas se sintam ilimitadas, pois oferecerá tudo que elas precisam para desenvolver suas habilidades: autoestima, empreendedorismo e capacitação profissional”, destaca Alcides Braga, sócio-diretor da Truckvan, empresa que produziu a unidade móvel.

Parcerias locais associadas à campanha #fortalizese também permitirão oferecer cortes de cabelo gratuitos. “O objetivo é atrair uma rede solidária de doadores, proporcionando a participação de toda a população”, diz Vitor Cunha, gerente de produtos da linha Exímia, destacando que, no ano passado, o programa recebeu a adesão de mais de 13 mil doadores em sua plataforma on-line, transformando a vida de 20 alunos, e consequentemente suas famílias, das primeiras do Força na Peruca no Rio de Janeiro e ampliando em 30% a fabricação das perucas.

Em seguida, o caminhão escola faz uma rápida parada no Distrito Federal, sede da Embaixada Australiana e depois segue para Goiânia (GO), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Em cada cidade, o projeto terá um parceiro de perucas local para certificar os alunos e elegerá uma ONG para receber a doação das perucas.

SERVIÇO

Curitiba
Data: 14.07 a 04.08
Ong amiga: Instituto Humsol (Rua Marechal Deodoro, 252, 7º andar, Edifício Nosso Banco.
Tel (41) 4106 7072
Local: ParkShoppingBarigüi (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Mossunguê)

Goiânia
Data: 07.08 a 02.09
Ong Amiga: a definir
Local: a definir 

Salvador

Data: 05.09 a 30.09
Ong Amiga: Naspec
Local: Salvador Shopping (Avenida Tancredo Neves, 3133, Caminho das Árvores)

Rio de Janeiro
Data: 03.10 – Cristo Redentor - Paineiras
04.10 a 27.10 – Barra Shopping (Av. das Américas, 4666 - Barra da Tijuca)
Niterói -  28.10 a 20.11 – local (a definir)

São Paulo
Data: 22.11 a 17.12 – shopping (a definir)
18.12 a 29.12 – hospitais (a definir)
02.01 a 07.01 – litoral (a definir)
Ong Amiga: (a definir)
Local: shopping (a definir)

Envie seu comentário

Comentários (0)

Primeiro ônibus elétrico produzido no Brasil circulará em SP

O veículo comporta 84 passageiros, é alimentado por baterias e tem ainda motores elétricos

O ônibus foi apresentado pela prefeitura no centro da cidade e começará a circular no final do mês (Foto: Rafael Arbex, Estadão Conteúdo)

A Prefeitura de São Paulo apresentou hoje (14) um ônibus elétrico, alimentado por baterias, com capacidade para transportar 84 passageiros e com até 300 quilômetros de autonomia. O veículo foi totalmente construído no Brasil. As baterias são de fosfato de ferro e levam de quatro a cinco horas para serem carregadas. A linha em que o ônibus circulará ainda não foi definida e a previsão é a de que o veículo entre em operação até o dia 31 de julho, após passar por fiscalizações feitas pela SPTrans (São Paulo Transporte - empresa que faz a gestão do transporte público na capital paulista).

O ônibus têm ainda motores elétricos embutidos nas rodas e sistemas auxiliares hidráulicos e pneumáticos, integrados por meio de uma rede de controle. Esse mecanismo faz com que, em aceleração, o sistema consuma energia das baterias tradicionais e nos momentos de frenagem o sistema de tração transforme a energia dessas baterias em energia elétrica, que fica armazenada nas mesmas baterias.

O chassi é feito pela empresa chinesa BYD, que instalou uma fábrica em Campinas (SP) há dois anos em meio. A carroceria é da Caio, que também funciona no interior de São Paulo. A capacidade de produção anual da BYD é de 400 carros por ano.

Segundo o prefeito de São Paulo, João Doria, a implantação dos ônibus elétricos está dentro do plano de governo da prefeitura de promover a redução de emissões poluentes. “Esse modelo emissão zero e baixo nível de ruido, também é equipado com ar-condicionado. O modelo atende ainda a todas as exigências de acessibilidade como piso baixo, rampas de acesso e espaço para cadeiras de rodas, wi-fi e tomadas USB”, disse Doria.

Segundo o secretário Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), Sérgio Avelleda, o veículo é o que há de mais moderno em termos de ônibus elétricos em operação em outros países, como os Estados Unidos e a China. “Isso faz parte do plano de governo apresentado para a transformação do nosso sistema de ônibus. Na licitação, já anunciamos, vamos contribuir para que ao longo do próximo contrato, as empresas reduzam paulatinamente as emissões que provocam doenças respiratórias, envelhecimento precoce e um clima global indesejável”, disse.

A prefeitura pretende discutir com a Câmara Municipal a alteração da legislação vigente para a adequação do sistema de ônibus para veículos classificados pelo secretário como mais saudáveis. “Quero ressaltar que estamos estudando trocar os 60 ônibus a diesel para elétricos e instalar placas foto voltaicas na garagem para que durante o dia o sol gere energia elétrica que vai alimentar os ônibus que vão circular pela cidade de São Paulo”.

Leia também
Google lança plataorma interativa com histórias inéditas sobre a Amazônia

Envie seu comentário

Comentários (0)

Criança morre após ser ejetada de caminhão na BR- 277; veja fotos

O motorista de um caminhão teria saído da pista ao tentar desviar de um carro que reduziu a velocidade para não atropelar um cachorro; a criança de oito anos morreu no local

O acidente que vitimou a criança de oito anos aconteceu na BR-277, na região de Campo Largo (Foto: Maurício Freire/ RICTV)

O acidente que vitimou a criança de oito anos aconteceu na BR-277, na região de Campo Largo (Foto: Maurício Freire/ RICTV)

O acidente que vitimou a criança de oito anos aconteceu na BR-277, na região de Campo Largo (Foto: Maurício Freire/ RICTV)
A carreta saiu da pista e atingiu um ponto de ônibus e uma caminhonete (Foto: Maurício Freire/ RICTV)
A criança morreu na hora e três adultos ficaram feridos (Foto: Maurício Freire/ RICTV)
Os ocupantes da caminhonete não se machucaram (Foto: Maurício Freire/ RICTV)

*Com informações do repórter Maurício Freire, da RICTV Curitiba

Uma criança de oito anos morreu em um acidente na BR-277, na região de Campo Largo, na manhã desta sexta-feira (14). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma carreta saiu da pista no sentido interior, na altura do quilômeto 177, e atingiu um ponto de ônibus e uma caminhonete que transitava pela pista marginal da rodovia. 

Segundo o motorista dessa caminhonete, a carreta perdeu o controle ao tentar desviar de um carro que reduziu a velocidade para não atropelar um cachorro que estava na pista.

Com o impacto da colisão com o ponto de ônibus, a cabine da carreta abriu e os quatro passageiros que estariam sem cinto de segurança foram ejetados do veículo, entre elas, a criança de oito anos que morreu no local.

Os três adultos ficaram feridos. O pai da criança foi levado para o Hospital Nossa Senhora do Rocio e não corre risco de vida. Os ocupantes da caminhonete não se machucaram.

Veja também:

Motorista fica gravemente ferido em acidente na BR-376

Paraná tem oito acidente por dia envolvendo caminhões

 

Envie seu comentário

Comentários (0)