Curitiba

Caminhada desvenda bairros e estimula prática de atividade física

Passeios por bairros de Curitiba contam a história e curiosidades sobre as regiões da cidades; as inscrições são gratuitas

Passos na História reúne mais de 70 pessoas na Regional Portão (Foto:Guilherme Dalla Barba/SMELJ)

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) iniciou, neste ano, o programa Passos na História, caminhadas com paradas para contextualização histórica sobre construções, praças e personagens históricos em todas as regionais administrativas da Prefeitura. O objetivo é estimular a prática da atividade física ao mesmo tempo em que é repassado informações e curiosidades da região para a comunidade.

“O projeto inicial do Passos na História contemplaria apenas a região central de Curitiba, porém foi tão bem aceito que levamos para todas as regionais, com passeios que variam de 2,4km até 15km, de acordo com o perfil de cada grupo”, afirmou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

O Passos na História começou em março deste ano, com passeios mensais na Regional Matriz. Devido a solicitações da comunidade, o projeto foi ampliado para as Regionais Administrativas, sendo que atualmente são realizados entre quatro a seis passeios por mês. 

Projeto 

O Passos na História começou em março deste ano, com passeios mensais na Regional Matriz. Devido a solicitações da comunidade, o projeto foi ampliado para as Regionais Administrativas, sendo que atualmente são realizados entre quatro a seis passeios por mês.

Nessa terça-feira (24/10) a caminhada aconteceu na Regional Portão e contou com a participação de 75 pessoas. “Já tinha participado do passeio na Regional Matriz e hoje tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre minha região”, disse Dina Marketti de Oliveira, de 70 anos.

O passeio, que teve temática em homenagem a campanha de prevenção ao câncer de mama Outubro Rosa, contou com um percurso de 3,5km que saiu da Rua da Cidadania do Fazendinha, passou pela Casa Klemtz, Bosque Fazendinha, Parque Guairacá, Capela Nossa Senhora de Fátima e terminou no Parque Cambuí.

“Eu moro nessa região há 20 anos e não conhecia a história por trás no nome do Parque Guairacá e da Casa Klemtz. Acho que isso valoriza o bairro, pois são espaços e construções que estão ao nosso lado e muitas vezes não conhecemos muito sobre eles”, destacou Sandra Helena Lisboa, de 52 anos.

Esta foi a 39ª caminhada do Passos da História, que tem inscrições gratuitas e já contou com a participação de 1.680 pessoas. Informações sobre a caminhada na Regional Matriz devem ser realizadas com o Departamento de Lazer da Smelj por meio do telefone (41) 3350-3713, enquanto nas demais regionais devem ser feitas junto aos núcleos da Smelj:

- Bairro Novo: (41) 3564-5853
- Boa Vista: (41) 3313-5648
- Boqueirão: (41) 3313-5524
- Cajuru: (41) 3361-2391
- CIC: (41) 3212-1559 
- Pinheirinho: (41) 3313-5428 
- Portão: (41) 3350-3980 
- Santa Felicidade: (41) 3374-5004
- Tatuquara: (41) 3298-2365

Veja também: 

Envie seu comentário

Comentários (0)

Colisão entre moto e caminhão deixa uma pessoa ferida em Jandaia do Sul

Último post de noivo que morreu antes do casamento foi declaração de amor

'A razão dos meus sorrisos mais sinceros é você, a certeza que o meu amor vai ser seu por toda a eternidade', escreveu

A noiva já estava pronta para o casamento quando acidente tirou a vida do noivo (Foto: Reprodução/Facebook)

 

A última postagem nas redes sociais de Carlos Adriel da Silva, de 21 anos, aconteceu três dias antes do acidente que tirou sua vida. O texto publicado no Facebook foi uma declaração de amor para a futura esposa. "Cada vez que te olho o sentimento de amor surge como a mais bela canção de amor. A razão dos meus sorrisos mais sinceros é você, a certeza que o meu amor vai ser seu por toda a eternidade e o seu vai ser meu!", publicou o jovem.

A noiva do rapaz, Paloma Ismaelly, de 18 anos, já estava prontra para o casamento quando soube do acidente. A moto de Carlos foi atingida por outro veículo na cidade de Baraúna, no Rio Grande do Norte, duas horas antes do casamento deles. Pelo Facebook, ela fez uma comovente homenagem ao amado. "Infelizmente o sonho foi interrompido. Interrompido, e não acabado, porque eu sei que um dia eu te verei novamente", escreveu.

Motorista deve se apresentar nesta terça-feira 

A delegacia de Baraúna espera que a motorista que bateu contra a moto de Carlos Adriel se apresente nesta terça-feira (24). O acidente que provocou a morte do noivo duas horas antes do casamento aconteceu no último sábado (21).

Assustada com a colisão, a mulher que dirigia o veículo abandonou o carro no local e fugiu à pé. De acordo com o chefe da investigação, João Eusébio, o caso foi registrado na cidade vizinha Mossoró, já que a delegacia de Baraúna não funciona nos fins de semana. A apuração oficial deve chegar às mãos dos investigadores locais em breve.

"Sabemos que ela deve se apresentar hoje ou depois com o advogado. Esperamos que seja hoje. O que temos são informes que colhemos na própria cidade. Houve a colisão, a Polícia Militar foi acionada até o local e apreendeu os dois veículos", explicou o investigador.

O caso gerou grande comoção na pequena Baraúna, que tem menos de 30 mil habitantes.

Leia também:

Envie seu comentário

Comentários (0)