Curitiba

Paranaense cria obras de arte com comida e materiais do cotidiano; confira

Detalhes, realismo e criatividade chamam a atenção no trabalho do jovem de 25 anos

Com um estilete o estudante paranaense esculpiu um bebê dentro de um amendoim (Foto: Lenonn Bruno)

*Por Juca Guimarães, do R7

A admiração pelos The Beatles foi a inspiração dos pais na hora de escolher o nome do filho e homenagear John Lennon. No entanto, o funcionário do cartório não era tão fã do quarteto de Liverpool e o menino acabou sendo registrado como Lenonn Bruno (com o duplo "N" no lugar errado).

Dois anos depois, não foi a música que chamou a atenção da criança, mas sim o desenho. "Com essa idade eu já me destacava em relação as crianças mais velhas. Fazia meus desenhos com riquezas de detalhes e coerente com o real", contou o artista plástico Lenonn Bruno, de 25 anos, que mora na cidade de São José dos Pinhais, no Paraná.

Quando tinha oito anos, Lenonn já era considerado prodígio e recebeu apoio dos professores para continuar pintando e criando. "Acredito que o meu desenvolvimento criativo foi devido a necessidade, a falta de materiais. Como a paixão pela arte sempre foi ardente, na falta, fez-me buscar materiais alternativos e acessíveis, tais como: carvão para churrasco, tijolo moído, terra, caldos de alimentos", contou.

De fato, para a mente criativa e irriquieta de Lenonn qualquer objeto, por mais simples que seja, pode ganhar vida e se transformar em uma obra de arte. Diversos tipos de alimentos estão entre as matérias-primas preferidas de Lenonn. Geralmente, a concepção artistística tem algo a ver com o material usado. É o caso do nariz (de batata), do dente (de alho) e do busto de Charles Darwin, criador da teoria evolucionistas (numa banana).

Lenonn conta que com 12 anos ganhou uma bolsa de estudos, com todas as despesas pagas incluindo o transporte, numa escola de arte. Em apenas três aulas se tornou auxiliar do professor. 

"Aos 13 anos me apaixonei pela escultura, treinei por muito tempo em argila com meu conhecimento empírico. Com 16 anos aprendi algumas técnicas de esculturas e dei início aos estudos de anatomia e observação com ajuda de pesquisas na Internet", relata o jovem.

Atualmente, Lenonn estuda na Escolas de Belas Artes do Paraná, onde faz o curso de escultura. "Minhas influências são clássicas: na admiração pela natureza e funcionamento das coisas é o Leonardo da Vinci. Na escultura, são Bernini, Corradini e Michelangelo", disse.

As obras bem humoradas de Lenonn, como a mão feita num mamão, viralizaram na internet e se espalharam pelo mundo. Agora, ele avalia uma maneira que fazer uma exposição com o seu trabalho. "Por se tratar de obras efêmeras a questão de expor fica um pouco mais delicada, mas tenho projetos de exposições que mantém o uso de materiais não convencionais, fundindo crítica com humor", conta.

Envie seu comentário

Comentários (0)

Exclusivo: Sabrina Sato mostra mansão de Neymar, em Barcelona

A japa mostra um pouco mais da intimidade do craque e dá detalhes da sua mansão na cidade espanhola.

Neymar abre o jogo sobre a vida na Europa e conta muitas curiosidades de sua vida pessoal (Foto: Antonio Chahestian, Record TV)

Na última das cinco matérias especiais que Sabrina Sato gravou em Barcelona, na Espanha, a apresentadora faz uma visitinha especial à casa do jogador Neymar e exibe a entrevista exclusiva no Programa da Sabrina deste sábado, 15.
 
A japa mostra um pouco mais da intimidade do craque, detalhes da mansão do atleta na cidade espanhola e ainda bate um papo revelador com o atacante do Barça. Ele abre o jogo sobre a vida na Europa, diz como faz para estar presente na vida do filho, Davi Lucca, e conta muitas outras curiosidades de sua vida pessoal.
 
Além disso, Sabrina acompanha uma gravação em prol do Instituto Neymar Jr., associação criada pelo esportista para assistir crianças e adolescentes e suas famílias. Ao saber mais a respeito do projeto social, ela promete conhecer o local pessoalmente.
 
No Brasil, Sabrina emociona o casal Nestor e Dirce com uma linda festa em comemoração aos mais de 50 anos de relacionamento, no quadro Hoje É Dia de Festa. Com a ajuda dos filhos deles, a apresentadora relembra momentos especiais para ambos e faz uma linda e inesquecível surpresa. A comoção toma conta de todos, sobretudo porque Nestor e Dirce nunca conseguiram fazer a celebração de seu casamento. Está imperdível!
 
E nesta semana é a Amanda quem tenta arrumar um namorado no Meu Amor É Um Bicho. A jovem precisa escolher um dos três pretendentes sem ver o rosto deles, pois os rapazes aparecem para ela usando fantasia de animais fofos. Caracterizados como gato, urso e coelho, eles têm de disputar entre si para saber quem vai conquistar o coração da moça. Antes de chegarem ao programa, porém, os candidatos, sempre fantasiados, mostram um pouco de sua personalidade para Amanda em passeios nada convencionais.
 
Ainda: Mais uma edição do Quebra Essa vai agitar a galera. É pura adrenalina!
 
O Programa da Sabrina vai ao ar aos sábados, às 21h30, e tem direção geral de Rita Fonseca.

Envie seu comentário

Comentários (0)

Festival de Inverno será realizado em duas cidades além de Antonina

O festival deste ano acontece em Matinhos e Paranaguá além da tradicional cidade de Antonina; o evento conta com oficinas, shows e performances e segue até a próxima quarta-feira (19)

O evento conta com oficinas, performances, apresentações culturais, feira fastronômica, baile de carnaval, seresta e lançamento de livro (Foto: Divulgação/Prefeitura de Antonina)

Começa nesta sexta-feira (14), a 27ª edição do Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento será realizado nas cidades de Matinhos, Paranguá e Antonina, no litoral do Estado. 

O Festival de Inverno deste ano retoma a praça como espaço de encontro. Nesse espírito, o evento chega à cidade como um cortejo, chamando a comunidade antoninense e os artistas populares para que participem das atividades. 

O evento conta com oficinas, performances, apresentações culturais, feira fastronômica, baile de carnaval, seresta e lançamento de livro. O evento segue até a próxima quarta-feira (19), nas três cidades. Confira aqui a programação completado festival.

Leia mais: 

 Festival Internacional de Música chega a Londrina; confira a programação

 

Envie seu comentário

Comentários (0)