Olá {{nome}}
Logout
Ao vivo:
Próximo

POR DÉBORA SEVERO

Harmonizando cerveja com churrasco

Quero apenas inspirar os leitores a serem mais ousados e buscarem combinações diferentes além do clássico churrasco + lager

Autor: Débora Severo
Divulgacao.png
Divulgacao.png

Todo mundo sabe que churrasco e cerveja combinam muito bem, mas hoje quero propor que vocês experimentem algo diferente no seu próximo churrasco.

A ideia aqui não é impor nenhuma regra. Quero apenas inspirar os leitores a serem mais ousados e buscarem combinações diferentes além do clássico churrasco + lager.

É importante deixar claro que não existe segredo na harmonização de cerveja com comida. Claro que existem técnicas de harmonização (por semelhança ou por contraste); porém, não tenho a intenção de dar aula sobre o assunto. Até porque ainda nem tenho conhecimento técnico para tanto. Só quero que vocês se divirtam e descubram o quanto cerveja e comida podem se dar muito bem juntos.

Bom, vamos ao que interessa! Final de semana eu participei de um churrasco e tive a incumbência de escolher uma das cervejas que acompanharia o evento. A gordura da carne requer uma bebida um pouco mais encorpada e, por isso, escolhi uma IPA (qualquer marca de sua preferência, existem diversas opções no mercado).

A cerveja do estilo IPA, India Pale Ale, pertence à escola Inglesa e possui um aroma de lúpulo bastante intenso, que é percebido antes mesmo de beber, imediatamente ao servir no copo. Sua característica principal é o amargor. Existem algumas variações desse estilo, mas não cabe entrar nesse detalhe agora.

Uma curiosidade, a IPA surgiu na época da ocupação da Índia pelos ingleses. Segundo o Larousse da Cerveja (Ronaldo Morado - São Paulo: Alaúde Editorial, 2017, pág. 219), para que a cerveja resistisse à viagem e ao clima tropical indiano, um cervejeiro de nome George Hodgson (Bow Brewery), no século XVIII, aumentou o teor de lúpulo da bebida exportada. Assim, criou-se um dos estilos de cerveja mais populares do mundo, batizado de India Pale Ale, muito conhecido como IPA.

A ideia da escolha da IPA para acompanhar o churrasco é de que o amargor da cerveja limpe o palato. Fica bem aquela sensação de que a cerveja tira toda a gordura da carne da boca. E tem mais! Por ser uma cerveja de um sabor bem intenso, a IPA combina muito bem com uma linguiça picante, também de sabor intenso (harmonização por semelhança). Mas cuidado! O álcool vai intensificar a sensação de calor da comida apimentada.

Tenha em mente que comidas cujo sabor permanece por muito tempo na boca exigem uma cerveja também marcante.

Só mais uma sugestão! Primeiro coma um pedaço de carne sem beber nada junto. Após, beba um gole de cerveja sozinho. E, por fim, misture a comida e a cerveja na boca e veja a mágica acontecer. É criado um terceiro sabor. Assim nasce a harmonização.

E não esqueçam que o paladar é subjetivo. Então, pode ser que vocês não gostem das minhas sugestões. Caso as detestem, não desanimem e tentem suas próprias combinações. O importante é sempre buscar novos sabores. Se você quiser ser um pouco mais ousado, teste harmonizar um churrasco com uma cerveja de aroma defumado, como uma Smoked Beer. Depois me contem!

Também espero que vocês dividam essa experiência com outras pessoas; afinal, cerveja é uma bebida social e nada melhor do que apreciá-la com os amigos.

O que achou desta matéria

  1. Péssima
  2. Ruim
  3. Regular
  4. Boa
  5. Excelente

Média dos leitores 4,8

  • Comentário via facebook
Leia também:

Por Jorge Jubrail

Por Jorge Jubrail

Por Jorge Jubrail