Curitiba

É permitido dirigir sem camisa? Veja o que a lei diz sobre o assunto

Assim como os condutores questionam-se muito sobre ser ou não permitido dirigir descalço, dirigir sem camisa também gera dúvidas

Deposit Photos

Assim como os condutores questionam-se muito sobre ser ou não permitido dirigir descalço, dirigir sem camisa também gera dúvidas. Quando se trata de assuntos como esse, surgem, inclusive, boatos. Algumas pessoas espalham afirmações referentes à proibição, enquanto outras defendem a obrigatoriedade da vestimenta para conduzir o veículo.

Diferentemente do que se pressupõe, a maioria dos condutores esquece das condutas inapropriadas que foram vistas nas aulas teóricas de direção e, normalmente, sabe pouco a respeito da legislação de trânsito.

Como sabemos, essas atitudes não são temidas por acaso, visto que o risco de estar cometendo uma infração é diretamente ligado à soma de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ao pagamento de multa.

Por conta disso, essa é uma das perguntas mais frequentes com relação às proibições trazidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Por essa razão, resolvi esclarecer o assunto, com o propósito de acabar de vez com essa dúvida.

Primeiramente, é preciso entender exatamente qual o significado de uma infração de trânsito e o que pode representar para o condutor.

A infração diz respeito à pratica de transgressões no trânsito, geralmente, carregada de riscos à segurança das pessoas. Dependendo da conduta, ela pode ser considerada mais ou menos nociva e, a partir dessa consideração, resultam as penalidades, as quais serão equivalentes ao risco gerado.

Visto isso, vamos verificar o que uma autuação por infração representa ao condutor. De acordo com o Art. 161 do CTB:

"Constitui infração de trânsito a inobservância de qualquer preceito deste Código, da legislação complementar ou das resoluções do CONTRAN, sendo o infrator sujeito às penalidades e medidas administrativas indicadas em cada artigo, além das punições previstas no Capítulo XIX."

Significa, basicamente, que o condutor, ao cometer um desvio de conduta sob a condução de um veículo, é sujeito a ser penalizado pelas consequências dos seus atos. As penalidades envolvem desde uma simples advertência por escrito até a cassação do direito de dirigir. Em relação aos casos em que há cometimento de um crime de trânsito, então, são ainda mais severas, pois envolvem a possibilidade de o condutor ter sua liberdade privada sob pena de detenção.

Veja o que a Lei diz sobre isso

O responsável por regular as condutas praticadas no trânsito, ou seja, estabelecer o que é permitido ou não no trânsito, se trata do já mencionado Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Sendo assim, quando surgem dúvidas sobre como proceder na condução de um veículo, recorre-se a ele para sanar as dúvidas.

Verificando oArt. 252 do CTB, pode-se constatar que é previsto como infração as seguintes condutas:

"Art. 252. Dirigir o veículo:

I – com o braço do lado de fora;

II – transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas;

III – com incapacidade física ou mental temporária que comprometa a segurança do trânsito;

IV – usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais;

V – com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo;

VI - utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular;

VII – realizando a cobrança de tarifa com o veículo em movimento: (Incluído pela Lei nº 13.154, de 2015)

Parágrafo único. A hipótese prevista no inciso V caracterizar-se-á como infração gravíssima no caso de o condutor estar segurando ou manuseando telefone celular. (Incluído pela Lei nº 13. 281, de 2016) (Vigência)"

Com relação à vestimenta, portanto, verifica-se apenas a menção referente ao uso de calçados. Dessa forma, conclui-se que não há proibição alguma quanto à condução sem camisa e, se a lei não é clara a respeito da proibição, o condutor não poderá ser multado.

Posso pilotar sem camisa também?

Sim! A permissão também é válida. É recorrente aos pilotos, também, o questionamento sobre ser permitido usar bermuda, e a resposta também é sim. Mas lembre-se: o uso do capacete, além de ser obrigatório, é indispensável para a sua segurança. Da mesma forma, deve-se lembrar sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança, tanto para o condutor quanto para os passageiros.

Essas medidas de segurança são responsáveis por reduzir um número considerável de mortes no trânsito. Como não é possível prever o acontecimento de um acidente, o ideal é sempre respeitar essa norma. Além de se proteger, você não abre possibilidade para ser multado.

Espero que o tema tenha sido esclarecedor e que tenha lhe ajudado a compreender a questão. Se possui alguma dúvida a respeito, deixe nos comentários.

Veja também: 

Envie seu comentário

Comentários (0)

Horóscopo: confira as previsões para o dia 11/10

Previsões para todos os signos

A astróloga Katia Botto faz as previsões para o dia de hoje (Foto: Marco Massao Kato)

Áries (20/03 a 20/04):

A quarta-feira será de paz para o ariano. O clima no ambiente de trabalho estará favorável e você poderá dar andamento aos seus projetos com tranquilidade. No amor, o dia favorece os encontros amorosos. Você estará especialmente atraente hoje. Áries: Signo de fogo. Planeta regente: Marte. Palavra-chave: Ação. Signos compatíveis: Leão, Sagitário, Gêmeos, Libra e Aquário.

Touro (21/04 a 20/05):

Dia tranquilo para o taurino nesta quarta-feira. Aproveite a boa energia para o crescimento profissional. No amor, encontros estarão favorecidos no dia de hoje. Se estiver sozinho, poderá encontrar  alguém muito especial. Touro: Signo de terra. Planeta regente: Vênus. Palavra-chave: Estabilidade. Signos compatíveis: Virgem, Capricórnio, Câncer, Escorpião, Peixes.

Gêmeos (21/05 a 20/06):

Muitas possibilidades de crescimento para o geminiano nesta quarta-feira. Você poderá contar com o apoio de pessoas no ambiente de trabalho para desenvolvimento de um projeto. No amor, um clima de sedução está no ar no dia de  hoje. Aproveite e marque um encontro amoroso. Gêmeos: Signo de ar. Planeta regente: Mercúrio. Palavra-chave: Comunicação. Signos compatíveis: Libra, Aquário, Áries, Leão e Sagitário.

Câncer (21/06 a 21/07):

Um dia favorável para o canceriano nesta quarta-feira. Você poderá crescer no ambiente de trabalho e estará bastante carismático dentro de sua equipe. No amor, aproveite o bom momento para um encontro romântico. Câncer: Signo de água. Planeta regente: Lua. Palavra-chave: Família. Signos compatíveis: Escorpião, Peixes, Touro, Virgem e Capricórnio.

Leão (22/07 a 22/08):

Um dia tranquilo para o leonino nesta quarta-feira. No ambiente de trabalho, você estará em ritmo de produção. A qualidade de seu desempenho profissional será reconhecida por sua equipe. No amor, um momento agradável está reservado para o dia de hoje. Aproveite e faça um programa com o ser amado. Leão: Signo de fogo. Planeta regente: Sol. Palavra-chave: Brilho. Signos compatíveis: Áries, Sagitário, Gêmeos, Libra e Aquário.

Virgem (23/08 a 22/09):

Uma quarta-feira de tranquilidade para o virginiano O reconhecimento pelo seu bom desempenho será observado no ambiente de trabalho. No amor, você estará inspirado no dia de hoje. Faça uma declaração àquela pessoa especial. Virgem: Signo de terra. Planeta regente: Mercúrio. Palavra-chave: Organização. Signos compatíveis: Touro, Capricórnio, Câncer, Escorpião, Peixes.

Libra (23/09 a 22/10):

A quarta-feira será um dia agradável par ao libriano. Possibilidades de bons frutos no ambiente de trabalho o deixarão feliz no dia de hoje. No amor, tire um momento a sós para curtir o relacionamento no dia de hoje. Libra: Signo de ar. Planeta regente: Vênus. Palavra-chave: Equilíbrio. Signos compatíveis: Gêmeos, Aquário, Áries, Leão e Sagitário.

Escorpião (23/10 a  21/11):

Bons momentos para o escorpiano nesta quarta-feira. O ambiente de trabalho estará produtivo e agradável no dia de hoje. Aproveite e coloque suas metas em pauta, pois você estará especialmente carismático dentro de sua equipe. No campo amoroso, muitas alegrias estão reservadas com o ser amado. Curta o momento. Escorpião: Signo de água. Planeta regente: Plutão. Palavra-chave: Poder. Signos compatíveis: Peixes, Câncer, Virgem, Touro e Capricórnio.

Sagitário (22/11 a 21/12):

Boas novidades para o sagitariano nesta quarta-feira. Aproveite o clima positivo no ambiente de trabalho para garantir sua produção. No amor, muita tranquilidade e encantamento estão reservados neste dia. Um encontro será maravilhoso. Sagitário: Signo de fogo. Planeta regente: Júpiter. Palavra-chave: Expansão. Signos compatíveis: Áries, Leão, Gêmeos, Libra e Aquário.

Capricórnio (22/12 a 21/01):

Dia favorável para o capricorniano nesta quarta-feira. O ambiente de trabalho estará tranquilo para que você coloque suas metas em andamento. No amor, o ser amado estará especialmente carinhoso no dia de hoje, aproveite o momento para um encontro romântico. Capricórnio: Signo de terra. Planeta regente: Saturno. Palavra-chave: Estruturação. Signos compatíveis: Touro, Virgem, Câncer, Escorpião e Peixes.

Aquário (22/01 a 19/02):

Dia excelente para o aquariano nesta quarta-feira. Coloque seus planos em ação no ambiente de trabalho e garanta o sucesso de suas metas. No amor, bom momento para encontros românticos. Uma boa sugestão é marcar um jantar com o ser amado.  Aquário: Signo de ar. Planeta regente: Urano. Palavra-chave: Mudança. Signos compatíveis: Gêmeos, Libra, Áries, Leão e Sagitário.

Peixes (22/02 a 19/03):

Um dia de tranquilidade e inspiração para o pisciano nesta quarta-feira. Aproveite o clima favorável no ambiente de trabalho para que sua produção alcance as suas metas. No amor, muito romantismo no ar irá garantir um encontro amoroso maravilhoso. Bom momento para se apaixonar. Peixes: Signo de água. Planeta regente: Netuno. Palavra-chave: Sensibilidade. Signos compatíveis: Câncer, Escorpião, Touro, Virgem e Capricórnio.

Envie seu comentário

Comentários (0)

Horóscopo: confira as previsões para o dia 10/10

Previsões para todos os signos

A astróloga Katia Botto faz as previsões para o dia de hoje (Foto: Marco Massao Kato)

Áries (20/03 a 20/04):

A terça-feira será agitada para o ariano. No ambiente de trabalho, muitas cobranças poderão provocar irritação no seu humor. Segure a tendência a falar sem pensar no dia de hoje. No amor, momento decisivo para o relacionamento. Áries: Signo de fogo. Planeta regente: Marte. Palavra-chave: Ação. Signos compatíveis: Leão, Sagitário, Gêmeos, Libra e Aquário.

Touro (21/04 a 20/05):

A terça-feira chega com muitas exigências para o taurino. O ambiente de trabalho estará tenso e pesado no dia de hoje. Uma tendência a ser impulsivo poderá provocar reações indesejadas. No amor, momento de colocar questões em pauta para discutir seriamente com o ser amado. Touro: Signo de terra. Planeta regente: Vênus. Palavra-chave: Estabilidade. Signos compatíveis: Virgem, Capricórnio, Câncer, Escorpião, Peixes.

Gêmeos (21/05 a 20/06):

Uma terça-feira atribulada para o geminiano. Muitas exigências no ambiente de trabalho poderão irritar o seu dia. No amor, cuidado com explosões sentimentais e reações desmedidas no relacionamento. Gêmeos: Signo de ar. Planeta regente: Mercúrio. Palavra-chave: Comunicação. Signos compatíveis: Libra, Aquário, Áries, Leão e Sagitário.

Câncer (21/06 a 21/07):

O canceriano estará especialmente reativo nesta terça-feira. Uma forte tendência a rebater todo o tipo de crítica estará prejudicando o seu desempenho no ambiente de trabalho. No amor, cuidado com discussões que poderão provocar situações delicadas no relacionamento. Câncer: Signo de água. Planeta regente: Lua. Palavra-chave: Família. Signos compatíveis: Escorpião, Peixes, Touro, Virgem e Capricórnio.

Leão (22/07 a 22/08):

Você sentirá um clima de oposição nesta terça-feira, principalmente no ambiente de trabalho. Guarde algumas opiniões para um momento mais tranquilo. No amor, brigas poderão surgir do nada em um relacionamento. Mantenha a calma e não entre em discussões. Leão: Signo de fogo. Planeta regente: Sol. Palavra-chave: Brilho. Signos compatíveis: Áries, Sagitário, Gêmeos, Libra e Aquário.

 

Virgem (23/08 a 22/09):

Uma necessidade de ação estará fazendo com que o virginiano se precipite em algumas questões nesta terça-feira. No ambiente de trabalho, você poderá estar muito sobrecarregado no dia de hoje. No amor, não aceite provocações do ser amado. Mantenha-se tranquilo escutando mais e falando menos. Virgem: Signo de terra. Planeta regente: Mercúrio. Palavra-chave: Organização. Signos compatíveis: Touro, Capricórnio, Câncer, Escorpião, Peixes.

Libra (23/09 a 22/10):

Nesta terça-feira, o libriano poderá se deparar com cobranças extras no ambiente de trabalho. Controle-se para não tomar atitudes sem pensar caso sinta-se pressionado. No amor, a sugestão é evitar desgastes em discussões por coisas pequenas. Libra: Signo de ar. Planeta regente: Vênus. Palavra-chave: Equilíbrio. Signos compatíveis: Gêmeos, Aquário, Áries, Leão e Sagitário.

Escorpião (23/10 a  21/11):

Um clima de provocação poderá incomodar o escorpiano nesta terça-feira. No ambiente de trabalho, você estará sendo bastante solicitado, o que pode deixá-lo cansado no dia de hoje. No amor, chegou o momento de decidir sobre o futuro de um relacionamento. Escorpião: Signo de água. Planeta regente: Plutão. Palavra-chave: Poder. Signos compatíveis: Peixes, Câncer, Virgem, Touro e Capricórnio.

Sagitário (22/11 a 21/12):

Um dia de muito trabalho para o sagitariano nesta terça-feira. O campo profissional estará exigindo muito de você e de sua capacidade de organização. No amor, um clima de decisão estará surgindo no dia de hoje. Aproveite para ter uma conversa importante com o ser amado. Sagitário: Signo de fogo. Planeta regente: Júpiter. Palavra-chave: Expansão. Signos compatíveis: Áries, Leão, Gêmeos, Libra e Aquário.

Capricórnio (22/12 a 21/01):

Alguns desafios importantes estarão presentes nesta terça-feira para o capricorniano. Você precisará de paciência para enfrentar um clima competitivo no ambiente de trabalho. No amor, o momento é para determinar sobre planos futuros de um relacionamento já existente.  Capricórnio: Signo de terra. Planeta regente: Saturno. Palavra-chave: Estruturação. Signos compatíveis: Touro, Virgem, Câncer, Escorpião e Peixes.

Aquário (22/01 a 19/02):

Uma tendência à irritabilidade poderá atrapalhar o aquariano nesta terça-feira. No ambiente profissional, talvez você tenha que responder por coisas que não são somente de sua responsabilidade. Mantenha o foco em suas tarefas e evite entrar em discussões. No amor, talvez haja uma decisão importante a ser tomada com o ser amado. Um encontro poderá mudar muita coisa no relacionamento  Aquário: Signo de ar. Planeta regente: Urano. Palavra-chave: Mudança. Signos compatíveis: Gêmeos, Libra, Áries, Leão e Sagitário.

Peixes (22/02 a 19/03):

O pisciano estará bastante sobrecarregado nesta terça-feira. O ambiente de trabalho estará agitado e muito competitivo. Procure manter sua calma para não entrar em conflitos no dia de hoje. No amor, você poderá entrentar alguns questionamentos vindos do ser amado.   Peixes: Signo de água. Planeta regente: Netuno. Palavra-chave: Sensibilidade. Signos compatíveis: Câncer, Escorpião, Touro, Virgem e Capricórnio.

Envie seu comentário

Comentários (0)