Olá {{nome}}
Logout

Gustavo Fonseca

Depreciação e tempo de vida útil de um carro

Muitas pessoas passam anos juntando dinheiro para poderem comprar o tão sonhado carro zero na concessionária; outras optam por comprar dando uma entrada e parcelando o restante do valor. Acontece que o carro, ao sair da concessionária, já perde imediatamente o valor pago e, com o passar dos anos, há uma depreciação ainda maior, ou seja, o valor que foi pago na aquisição do veículo jamais será recuperado.

Autor: Redação RIC Mais
Shutterstock
Shutterstock

Muitas pessoas passam anos juntando dinheiro para poderem comprar o tão sonhado carro zero na concessionária; outras optam por comprar dando uma entrada e parcelando o restante do valor.

Acontece que o carro, ao sair da concessionária, já perde imediatamente o valor pago e, com o passar dos anos, há uma depreciação ainda maior, ou seja, o valor que foi pago na aquisição do veículo jamais será recuperado.

Então, é preciso saber mais informações quanto ao tempo de vida útil de um veículo automotor, assim como também quanto à depreciação, para não perder muito dinheiro. Confira!

 

Depreciação de um veículo automotor – O que é?

Ao adquirir um veículo automotor, você estará comprando um bem patrimonial e todos esses tipos de bens têm vida útil, ou seja, possuem alguns fatores que determinam o tempo de funcionamento correto do item.

No caso do veículo automotor, a vida útil é medida por meio dos desgastes naturais e, com isso, ano após ano, há a redução do valor de venda do veículo, que é a chamada depreciação.

Além disso, há também mais um fator que contribui para a depreciação do veículo: a concorrência, ou seja, os veículos mais modernos costumam ser os mais valorizados e caros.

Como dito anteriormente, ao sair com o veículo da concessionária, este perde automaticamente parte do seu valor, pois não será mais considerado um carro zero quilômetro.

Outra questão envolvida na depreciação é o ano de fabricação do veículo, assim como a quilometragem, pois mesmo sendo fabricado recentemente, se tiver rodado muito, perderá ainda mais o valor para venda.

 

Como reduzir a depreciação do veículo automotor

Para que haja a redução da depreciação de um veículo automotor, é necessário que o proprietário tenha alguns cuidados na conservação do veículo.

Com isso, um veículo automotor que não tenha amassados ou arranhões perderá um valor muito menor ao ser comparado com os que não têm uma boa conservação.

Outra maneira de fazer com que haja uma menor depreciação do veículo automotor é somente realizar modificações extremamente necessárias, mas muito bem pensadas, pois aqueles que tiveram alguma alteração tendem a perder mais valor quando for realizada a venda.

Além disso, ao comprar um veículo, é preciso ler o manual do proprietário, pois nele há inúmeras dicas de utilização do carro e, entre elas, há aquelas de manutenção preventiva.

Inclusive, essa manutenção preventiva contida no manual foi elaborada pela própria montadora e dá inúmeras orientações quanto ao período de revisões, assim como também quanto à troca de peças do veículo automotor.

Portanto, é primordial seguir o estabelecido no manual, justamente para que não haja danos maiores. É importante salientar que um dos cuidados essenciais é justamente relativo ao motor do carro, para que haja o melhor funcionamento.

É necessário também ter atenção às trocas de óleo, pois a sua função é lubrificar as peças e, com isso, evitar atritos, desgastes e realizar a remoção das partículas microscópicas.

Não podemos esquecer também da verificação do nível de água do radiador, já que ele é responsável por fazer com que a temperatura do motor esteja adequada.

Além dessas informações, são necessários outros cuidados como:

  • calibrar de forma frequente os pneus do veículo automotor, pois assim estará economizando o combustível;
  • fazer limpeza constante no veículo automotor, pois assim estará eliminando as partículas que causam arranhões na lataria. Porém, não deve ser esquecida a limpeza interna, que é tão importante quanto a externa.
  • realização das revisões.

 

Momento de realizar a troca do veículo automotor

Muitos proprietários de veículo automotores ficam na dúvida sobre quando devem realizar a troca do carro.

A questão é que a compra de um novo veículo novo não é algo que pode ser feito de uma hora para outra, pois é preciso haver um planejamento financeiro.

Porém, se o veículo começar a apresentar necessidades constantes de conserto, é preciso fazer a análise: é válido manter o funcionamento do veículo ou comprar um novo?

Além disso, se o veículo automotor tiver sofrido algum dano, como um acidente de trânsito, também é preciso avaliar a venda, pois a vida útil será com certeza diminuída.

 

Multas no veículo automotor por falta de conservação

Se for constatado que está na hora de trocar de carro, porém as condições financeiras não estão propícias para isso, ou até mesmo ainda não é o momento de fazer a troca do veículo automotor, mas há alguns problemas que não foram consertados, é preciso ter cuidado, pois a falta de conservação pode ocasionar multa.

Portanto, é necessário fazer as devidas manutenções de forma frequente.

Abaixo, listamos algumas situações que podem fazer com que haja a imposição de multa.

 

  • Ausência de combustível – Se o seu veículo for encontrado parado em uma via, poderá haver a imposição de multa, conforme disposto no artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro.

 “Art. 180. Ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível:

Infração – média;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – remoção do veículo. ”

 

 

  • Luzes desreguladas – A iluminação do veículo automotor é primordial e, caso seja pego transitando com o veículo com as luzes desreguladas, estará infringindo o artigo 223 do CTB.

 

“Art. 223. Transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor:

Infração – grave;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – retenção do veículo para regularização. ”

 

Este artigo ajudou a esclarecer as suas dúvidas sobre depreciação e tempo de vida útil de um carro? Precisa de mais informações? Deixe o seu comentário. Nós estamos à disposição para fornecer mais detalhes.

 

O que achou desta matéria

  1. Péssima
  2. Ruim
  3. Regular
  4. Boa
  5. Excelente

Média dos leitores 0,0

Política de
comentários

comentários

Leia também:

Minuto do Riva

Esporte no Paraná

Por Jorge Jubrail