Olá
Logout
Ao vivo:
Próximo

Saiba tudo sobre os cruzamentos e as preferências no trânsito

Autor: Redação RIC Mais
Shutterstpck

Você sabe de quem é a preferência nos cruzamentos de trânsito? Embora aprendamos na autoescola, essa ainda é uma dúvida para muitos motoristas brasileiros, principalmente para os recém-habilitados.

Hoje, irei explicar essa questão que dá dor de cabeça em vários condutores.

Quando estamos nos preparando para tirar a habilitação, somos apresentados às leis de trânsito e a como elas se aplicam nas vias brasileiras. Porém, durante o processo da autoescola, não conseguimos passar por todos os tipos de situações apresentadas dentro das salas de aula.

Por isso, muitas vezes, os recém-habilitados acabam se confundindo quando são postos em situações como as que serão apresentadas neste texto.

Vale a pena ressaltar que, mesmo após conquistar o direito de dirigir, o condutor deve sempre procurar saber mais sobre as leis de trânsito e sobre como elas se aplicam.

Desse modo, é possível dirigir com maior segurança e ainda evitar futuras multas e infrações.

Os cruzamentos entre as vias são aparentemente inofensivos, porém são os locais onde mais acontecem colisões, principalmente nas transversais, quando dois veículos andam em direções que se cruzam.

Esse tipo de colisão acontece porque, na maioria dos casos, nenhum dos dois motoristas sabe de quem é a preferência na via em uma rota não sinalizada, ou seja, que não possui placas ou sinalização horizontal (pintada no chão), o que acaba gerando confusão nas regras de preferência e prioridade.

 

Regras de prioridade e preferência no trânsito

No dicionário, as duas palavras são sinônimas, porém, no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), possuem diferenças bastante claras.

Mais abaixo, irei explicar sobre as duas regras e suas diferenças.

Ambas as normas estão previstas no artigo 29 do Código Brasileiro de Trânsito, porém em incisos diferentes.

 

Prioridade de Trânsito

Primeiramente, vamos falar das regras de prioridade no trânsito.

A regra de prioridade no trânsito é relativa às circunstâncias do veículo que, por algum motivo, necessite passar pelo local antes dos outros, independentemente de quem tem a preferência no cruzamento ou rotatória.

O artigo 29 do CTB explica melhor essa situação.

“Art. 29

O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

(…)

VI – os veículos precedidos de batedores terão prioridade de passagem, respeitadas as demais normas de circulação;

VII – os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente; ”

Resumidamente, os veículos que possuem preferência, nesses casos, são os policiais, socorristas (tanto de incêndio quanto de salvamento) e escoltas.

Agora, irei explicar sobre a preferência no trânsito.

 

Preferência noTrânsito

Resumidamente, a regra de preferência no trânsito define qual veículo deve avançar primeiro e qual deve aguardar.

Também é o artigo 29 do CTB que explicas as situações em que a norma se aplica quando não há sinalização no local.

No inciso III, está escrito o seguinte:

“Art. 29 - O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

(…)

III – quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:

  1. a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;
  2. b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;
  3. c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor; ”

É importante ressaltar que, no artigo, há a informação de que a preferência é dada para quem está à direita do condutor, e não do cruzamento, como muitos costumam confundir.

A lei explica que o condutor deve esperar em situações que tiver: uma rodovia cruzando o local onde ele está dirigindo ou uma rotatória, caso em que é necessário aguardar para entrar.

Obviamente, se existir sinalização no local (horizontal ou vertical) indicando parada obrigatória, o condutor deve sempre respeitar, sendo assim, obrigatoriamente terá que parar, mesmo se estiver circulando na rotatória.

Além de falar sobre os cruzamentos e rotatórias, o artigo 29 também explica o fluxo de veículos sobre trilhos, como trens e metrôs.

O inciso XII do artigo fala:

“Art. 29 - O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

(…)

XII – os veículos que se deslocam sobre trilhos terão preferência de passagem sobre os demais, respeitadas as normas de circulação. ”

Esse tipo de veículo sempre tem a preferência de passagem, pois não consegue parar para esperar a conclusão das travessias dos pedestres e automóveis.

Resumidamente, a regra de prioridade fala sobre os veículos de autoridades ou que prestam serviços de escolta, enquanto a regra da preferência se aplica aos demais automóveis que circulam nas vias. 

Contato

Nosso e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br

Telefone: 0800 6021 543

O Doutor Multas não presta qualquer serviço restritivo de advogado ou outro tipo de serviço jurídico, atuando apenas na esfera administrativa.

O que achou desta matéria

  1. Péssima
  2. Ruim
  3. Regular
  4. Boa
  5. Excelente

Média dos leitores 0,0

Política de
comentários

comentários

Leia também:

Gustavo Fonseca

Por Guilherme Rivaroli

Gustavo Fonseca

Carregando