Curitiba

Veja como vai ser o clima neste sábado e domingo em todo o Paraná

O sábado (12), deve ser instável, mas ainda assim com temperaturas mais elevadas. No domingo (13), uma frente fria chega ao Estado

Tempo vai mudar no domingo. Foto: José Cruz/EBC/Fotos Públicas.

Neste sábado (12), o tempo começa a mudar no Paraná, com instabilidades previstas mais para o final do dia e a partir de setores a oeste e sudoeste do Estado. Por causa de um ciclone, ainda são esperados ventos fortes e o mar bastante agitado também na altura do Litoral. Em Curitiba, os termômetros devem marcar entre 9°C e 22°C.

Previsões mais altas de temperaturas são para as regiões de Paranavaí, Foz do Iguaçu e também para Maringá. Nestas cidades, e nos arredores, os termômetros podem chegar aos 31°C.

No litoral, além de um clima um pouco mais frio, com temperaturas entre 17° e 23°C, ainda há possibilidade de ressaca. O mar agitado pode provocar transtornos e é importante ficar atento.

No domingo (13), há previsão de mudança nas condições do tempo para todas as regiões do estado. Isso aconteceu por causa de uma frente fria, que se desloca pelo Sul do país, e temporais são previstos também no Paraná.

O sistema frontal (frente fria), que avança pela região, traz as mudanças mais significativas a partir da metade oeste, mas ao longo do dia chega até setores a leste. Há risco de rajadas de vento forte por conta do deslocamento deste sistema pelo estado. Na faixa do Litoral os ventos ainda seguem intensos e continuam os riscos de ressacas.

Veja como ficam os termômetros em sua região.

Envie seu comentário

Comentários (0)

Agosto começa com previsão de chuvas em todo o Paraná

As chuvas chegam já na quarta-feira nas cidades mais a sudoeste do Paraná

Tempo seco está com os dias contados (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A semana começa com sol e temperaturas elevadas no Paraná. De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, inclusive nas regiões mais frias do Estado, como Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, o calor vai ser significativo entre o fim da manhã e o período da tarde nesta segunda-feira (31). Como o ar continua seco, os índices de umidade relativa do ar diminuem rapidamente conforme ocorre o aquecimento solar.

Na terça-feira (1°) os ventos se intensificam no Paraná e o tempo continua muito seco e quente na maior parte da região Sul do Brasil. O Sol vai brilhar desde cedo e há um transporte de calor da região Amazônica, o que deixa as temperaturas altas, especialmente nas cidades da região norte e oeste do Estado. “Em muitas cidades os termômetros devem se aproximar e até ultrapassar os 30°C”, diz o site do Simepar. Veja como ficam as temperaturas na sua região.

Entre os Campos Gerais e a região Leste o tempo também vai ficar mais quente. Com o aumento na intensidade dos ventos, rajadas moderadas a fortes, acima dos 50 km/h podem ser registradas principalmente no interior do Paraná.

Mas o clima estável deve durar apenas até quinta-feira (3), quando a chegada de uma frente fria chega pelo sudoeste do Estado trazendo chuvas. “Neste início do mês de agosto, há indicativo do deslocamento de frentes frias pelo sul do país. Com isto, nos próximos 10 dias devem-se contabilizar algumas chuvas”, explica o meteorologista Fernando Mendonça Mendes.

 

Envie seu comentário

Comentários (0)

Tempo continua estável e com sol forte em todo o Paraná

No período da tarde, as temperaturas continuam elevadas, com índices de umidade relativa mais baixos no interior paranaense

Sol vai continuar brilhando forte o dia todo. Foto: Orlando Kissner/Fotos Públicas.

Tempo estável e muito sol. Assim deve ser a terça-feira (25) em todo o Paraná. Segundo o Simepar, as frentes frias não conseguem avançar por um bloqueio atmosférico, o que faz com que o tempo fique seco e o céu azul.

Esta mesma condição climática registrada nesta segunda-feira (24) deve se repetir nos próximos dias. As manhãs e noites vão ser mais frias, mas o sol brilha forte e traz calor ao longo do dia. Em Curitiba, a mínima deve ser de 9°C e a máxima pode chegar aos 24°C. Veja como fica o tempo em sua região.

Na quarta-feira (26), poucas mudanças nas condições do tempo são esperadas. O clima segue estável e sem previsão de chuvas. Ainda continua a possibilidade de formação de nevoeiros ao amanhecer entre o centro-sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, mas que perdem força ainda durante a manhã.

No período da tarde, as temperaturas continuam elevadas, com índices de umidade relativa mais baixos no interior paranaense. Essa condição de tempo seco favorece a ocorrência de focos de incêndios. A maior temperatura do Estado pode ser em Paranavaí, onde a máxima pode chegar aos 29°C.

Leia mais:

Semana começa com temperaturas mais amenas e muito sol

Chuva de meteoros poderá ser vista na próxima sexta-feira (28)

Frio intenso transforma a paisagem de cidades brasileiras; veja fotos

Envie seu comentário

Comentários (0)