Oncinha nascida no Refúgio da Itaipu será apresentada aos turistas

Onça bebê com três meses de vida (Foto: Divulgação)

Após o período de adaptação, a Itaipu lançará um concurso para e escolha do nome da onça filhote

O filhote de onça que nasceu no dia 28 de dezembro no Refúgio da Itaipu será apresentado para os turistas a partir desta segunda-feira (10). Mamãe e bebê onça poderão ser vistas juntas pelos visitantes do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, a partir das 14h, no recinto instalado no circuito turístico local.

O filhote de onça-pintada preta (Panthera onca) é uma fêmea e ainda não tem nome. Ela passará a revezar o uso do espaço com o pai, a onça Valente, que usará o recinto numa parte do tempo e a dupla, no outro.

Com três meses de idade, a oncinha poderá usufruir também desta ala da casa. Antes desse período, ela estava sendo mantida isolada com a mãe, para adquirir mais autonomia, até que pudesse ser solta no espaço aberto.

No local, a oncinha terá condições para continuar o seu bom desenvolvimento em um ambiente o mais próximo possível do natural. No recinto externo, ela poderá escalar árvores, aprender a nadar e a caçar, seguindo os passos da mãe.

Por causa do revezamento, nem sempre o filhote poderá ser visto no recinto do Refúgio Biológico. “Faremos o revezamento para que todos usufruam da área externa no recinto, possam se exercitar, mas com prioridade para as duas fêmeas”, explicou o médico veterinário Wanderlei de Moraes, da Divisão de Áreas Protegidas de Itaipu.

Antes da apresentação para a imprensa, no recinto das onças, foi feito um teste para ver a adaptação da oncinha ao local. Na ocasião, as duas foram soltas no recinto e retornaram para a área fechada com tranquilidade.

O manejo foi considerado um sucesso pela equipe do Refúgio. “De início, a oncinha ficou um pouco incomodada, receosa com o novo ambiente, mas depois se soltou, correu e brincou com a mãe”, disse Moraes. “Foi muito legal ver a interação das duas.”

Veja também: Filhote de onça é resgatado perto de usina em Umuarama

Concurso

Após este período de adaptação, a Itaipu lançará um concurso para e escolha do nome da oncinha. A data ainda não foi definida, mas deve ocorrer no aniversário de seis meses do filhote.

Reprodução

O nascimento da oncinha foi o primeiro caso bem-sucedido de reprodução da espécie em cativeiro no Refúgio, em 14 anos de tentativas. A mãe Nena, de cor preta, tem três anos de idade e chegou ao Refúgio em agosto do ano passado, doada pelo Criadouro Científico Instituto Onça-Pintada, de Goiás. O pai, a onça-pintada Valente, tem nove anos de idade e é morador antigo do Refúgio.

O encontro entre o casal ocorreu um mês depois da chegada de Nena. E já deu resultados: dele, nasceu a bebê-onça, à imagem e semelhança da mãe. Ambas são da espécie onças-pintadas, mas tem tonalidade preta (melânica), condição criada pela quantidade de melanina.

Serviço

O Refúgio Biológico Bela Vista fica aberto à visitação de terça-feira a domingo, com saídas às 8h30, 9h30, 10h30, 13h30, 14h30 e 15h30. As visitas têm duração de 2h30. O ingresso custa R$ 24 para adultos (moradores dos municípios lindeiros ao lago de Itaipu não pagam entrada). Mais informações: www.turismoitaipu.com.br.

7 abr 2017, às 00h00.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 17h20 RIC Notícias Live
  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
Mostrar próximo post
Carregando