Olá {{nome}}
Logout
Ao vivo:
Próximo

PETS

Vai viajar com o pet nas férias? Saiba como fazer o transporte adequado

O veterinário Jorge Morais, da rede Animal Place, dá todas as dicas que você precisa saber para transportar cachorros e gatos

Autor: Redação RIC Mais com Assessoria de Imprensa
Saiba tudo sobre como transportar o seu animal de estimação em viagens (Foto: Pixabay)
Saiba tudo sobre como transportar o seu animal de estimação em viagens (Foto: Pixabay)

As férias chegaram e é a hora de curtir o verão viajando ao lado das pessoas que mais gostamos. Nossos pets, como nossos grandes amigos e familiares, também acabam fazendo parte deste dessas viagens de verão, e por isso é importante estar atento à segurança dos nossos animais de estimação. 

Deslocamento com segurança

Devido ao deslocamento, a chegada até o destino final pode ser cansativa, frustante e um tormento para muitos animais, e por isso é preciso aplicar medidas de segurança mediante as leis brasileiras de trânsito de uma maneira que o animal não fique extremamente agitado ou estressado dentro do carro.

Segundo o veterinário Jorge Morais, fundador da rede Animal Place, algumas dicas podem ajudar a relaxar o animal durante o transporte.

Gatos

Apesar de não ser obrigatório o uso da caixa transportadora, essa é a melhor opção para os gatos, que ficam mais agitados dentro do carro por não se sentirem seguros. “Deixe a caixa transportadora aberta pelo menos um dia antes em um local onde o gato possa entrar e se acostumar com aquele ambiente. Isso faz com que ele perca o medo e não se recuse a entrar nela antes da viagem”, comenta o veterinário. Outra dica é prender a caixa com o cinto de segurança, para evitar que o animal se machuque com o movimento do carro.

Cachorros

Levar o cachorro no colo ou do lado do passageiro é uma infração média que resulta em penalidade. Outro costume muito comum, que também é proibido pela legislação, é deixar o pet curtir o vento com a cabeça para fora do veículo. O correto é manter o animal preso, de forma que ele não possa distrair o dono e tenha sua movimentação reduzida.

O correto é prender o cachorro com o auxílio de uma guia no cinto de segurança, impedindo ele de conseguir pular para os bancos da frente ou atrapalhar o motorista de alguma forma”, explica Dr. Jorge. Outra alternativa são as cadeirinhas para cachorros, aconselhadas para os bichos de pequeno porte e que garantem mais segurança para motorista.

Segundo o veterinário, todos os equipamentos mencionados para transportar cães ou gatos durante viagens de carro podem ser encontrados em pet shops, e se você seguir essas dicas poderá viajar de forma segura e descomplicada ao lado do seu melhor amigo.

O que achou desta matéria

  1. Péssima
  2. Ruim
  3. Regular
  4. Boa
  5. Excelente

Média dos leitores 5,0

  • Comentário via facebook
Leia também:

Amigo Bicho

COMUNIDADE PET

neste sábado, (16)