Como navegar de maneira segura na internet e proteger sua conexão

Foto: Pixelcreatures, Pixabay

Veja cinco dicas para mitigar possíveis problemas da sua navegação

A internet é o lugar onde todos encontram informações de diversos tipos, fazem compras, falam com seus amigos, fazem downloads e muito mais. Porém, sabemos que não é um lugar tão seguro para seus dados pessoais, e estas cinco dicas irão mitigar os problemas que qualquer um possa ter enquanto navega.

1 – Use um programa anti-vírus, um programa anti-spyware e um firewall. Navegar na internet sem esses itens é inseguro e abre as portas do seu dispositivo para spam, hackers e vírus. Ter esses salvaguardas em seu computador lhe protege de coisas que você nem via como ameaças. Certifique-se de mantê-los atualizados para tratar as ameaças mais recentes.

2 – Proteja seu roteador sem fio. Muitas residências têm redes sem fio que conectam computadores, dispositivos móveis, tablets e sistemas de jogos. Ter uma rede sem fio é conveniente, mas também pode deixar seus dispositivos e informações vulneráveis.
o Altere o nome padrão da sua rede e use algo único.
o Escolha uma senha forte para sua conexão – algo Alfanumérico e com caracteres especiais.
o Escolha WPA2 ou WPA na opções de segurança do roteador

3 – Desative o compartilhamento de arquivos e descoberta de rede ao usar uma rede sem fio pública. Ambos colocam seus arquivos e sistemas em risco, pois eles podem ser abertos por qualquer pessoa na rede sem fio, não apenas por hackers. Se você estiver dentro do alcance de redes sem fio públicas, mas não necessita estar online naquele momento, desligue completamente sua wifi.

4 – Sempre verifique se as informações de transação são seguras. As melhores empresas sempre terão muitos dispositivos de segurança. Você poderá ver um cadeado dourado na parte inferior da página para indicar um site seguro. Ao fornecer quaisquer dados bancários ou outras informações, verifique se a conexão é segura.
o URLs seguras começam com https:// ao invés de https://. Isso significa que ela possui um certificado SSL instalado, fornecido pela 1&1 ou Certisign. Este cerificado garante uma conexão muito segura.
o Mesmo que a conexão seja segura, fique atento aos sites que você está usando. Nem todo site que executa HTTPS ou aceita pagamentos é confiável, mesmo se a conexão for. Se você não sabe nada sobre o site, faça uma pesquisa em primeiro lugar.
Faça download de arquivos em fontes confiáveis. Ao fazer o download de arquivos ou software, faça o download somente de sites que foram classificados ou verificados por fontes confiáveis.
o Em caso de dúvida, procure o nome no Google do site ou juntamente com a palavra “scam” para ver se há algum problema.
o Não faça download de material ilegal ou com direitos autorais sem pagar por isso.  

13 dez 2016, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando