Vídeo mostra grupo extremista islâmico decapitando jornalista japonês

Foi publicado na internet, na noite deste sábado (31), um vídeo que supostamente mostra o grupo extremista Estado Islâmico decapitando o jornalista japonês Kenji Goto. As imagens mostram um insurgente com sotaque britânico cortando o pescoço do refém.

A gravação, com o título “Uma Mensagem ao Governo do Japão”, foi divulgada em websites ligados aos rebeldes e continha a mesma marca d’água presente em outros vídeos do Estado Islâmico. O Japão e outras nações condenaram com indignação e horror a suposta decapitação.

“Eu sinto indignação sobre esse ato de terrorismo imoral e hediondo”, afirmou o primeiro-ministro, Shinzo Abe, após reunião de emergência do Gabinete do governo. “Quando penso no sofrimento da família dele, estou sem palavras”, disse. “O governo fez o possível em responder para ganhar a sua libertação, e sentimos profundo pesar.”

O secretário-chefe do Parlamento, Yoshihide Suga, afirmou que o Congresso corre para confirmar a autenticidade da filmagem. Suga descreveu o vídeo como um “ato de terrorismo deplorável”.

Autoridades norte-americanas também afirmaram trabalhar para confirmar a autenticidade das imagens. “Os Estados Unidos condenam de forma veemente as ações do Estado Islâmico e pedimos a liberação imediata de todos as vítima restantes. Nós seguimos solidários ao nosso aliado Japão”, afirmou a porta-voz do Conselho Nacional de Segurança da Casa Branca, Bernadette Meehan.

Kenji Goto, de 47 anos, é jornalista freelancer e foi capturado em outubro, ao viajar à Síria para tentar negociar a libertação de Haruna Yukawa, uma colega sequestrada pelo Estado Islâmico. Yukawa supostamente já havia sido assassinado, embora ainda não tenha sido possível confirmar a autenticidade do vídeo que mostra sua morte.

Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires.

1 fev 2015, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando