Promotoria denuncia esquema que fraudava indenizações de pescadores no Litoral

Um juiz aposentado está entre os 19 denunciados pela 1ª Promotoria de Justiça de Paranaguá. A denúncia inclui um escrivão da Vara Cível, um contador e vários advogados por apropriação indevida de indenizações pagas pela Petrobrás a centenas de pescadores prejudicados por dois acidentes ambientais ocorridos em 2001.

A denúncia faz parte de uma investigação deflagrada pela 1.ª Promotoria de Paranaguá e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) iniciada em maio. De acordo com a denúncia, os envolvidos repartiam o dinheiro que deveria ser entregue aos indenizados.

Oito mandados de prisão já foram cumpridos na Operação Tarrafa, no início do mês de agosto. Além de nove mandados de busca e apreensão em empresas e residências em Paranaguá, Curitiba, Antonina, Guarapuava e Ponta Grossa.

Acidentes ambientais
O direito dos pescadores às indenizações é devido a acidentes ambientais ocorridos em 2001, quando a Petrobrás foi responsabilizada.

Primeiro o vazamento de óleo do Poliduto, em fevereiro, depois o derramamento de nafta no navio Norma, em outubro.

Devido às contaminações, os pescadores ficaram impedidos de trabalhar, levando a Justiça a determinar o pagamento das indenizações.

21 ago 2014, às 00h00.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 17h20 RIC Notícias Live
  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
Mostrar próximo post
Carregando