Presos fazem agentes penitenciários reféns durante nova rebelião em Piraquara

Detentos da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP II) iniciaram uma nova rebelião na manhã desta terça-feira (16). Este é o segundo motim em menos de quatro dias. Segundo informações, os presos iniciaram a ação por volta das 07h30 da manhã, no momento em que os agentes penitenciários serviam o café da manhã. Três deles são mantidos como reféns.

De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), cerca de 70 presos estão rebelados e até o momento não há um posicionamento do Departamento Penitenciário do Estado sobre o motim. A assessoria de imprensa informou que ainda estão analisando os pedidos dos líderes da nova rebelião. Já a Polícia Militar informou que a situação está sob controle.

Na última sexta-feira (12) detentos já haviam feito outra rebelião que durou mais de 24h. Eles reivindicaram alimentação com qualidade e transferências. Outros dois agentes penitenciários foram feitos reféns. Nos últimos nove meses, já acorreram 20 rebeliões e 31 agentes feitos reféns.

Os agentes penitenciários do Paraná vão realizar uma Assembleia Geral nesta quarta-feira (17), às 9h, em frente ao Palácio Iguaçu, para protestar pela falta de segurança dentro das unidades penais do Estado. “Não tem mais como sustentar essa situação. Precisamos que a SEJU (Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), tome providências, como contratação de servidores penais e acabar com a superlotação”, explicou Antony Johnson, presidente do Sindarspen.  Trabalhadores de várias regiões do interior, como Ponta Grossa, Cruzeiro do Oeste, Cascavel, Maringá e Foz do Iguaçu devem vir até Curitiba para participar do ato e a categoria não descarta uma greve geral.

Presos garantem que irão matar reféns
Segundo um preso que se identificou como um dos líderes da rebelião, a PM está atirando contra diversos detentos que permanecem em suas celas e que os rebelados irão matar um dos reféns em breve. Confira o áudio abaixo:

16 set 2014, às 00h00.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 17h20 RIC Notícias Live
  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
Mostrar próximo post
Carregando