Policiamento será reforçado durante eleições no Paraná, garante secretaria

Efetivo policial será colocado nas ruas na quarta-feira (28), quando as urnas começarem a ser entregues (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Efetivo policial será colocado nas ruas na quarta-feira (28), quando as urnas começarem a ser entregues. No domingo (2), PM estará presente nos 5.044 locais de votação no estado

A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp-PR) informou que reforçará o policiamento durante o primeiro turno das eleições municipais no estado. O efetivo policial será colocado nas ruas na quarta-feira (28), quando as urnas começarem a ser entregues, conforme determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Para a segurança no dia anterior à votação, a Justiça Eleitoral contará com o apoio das Guardas Municipais nas escolas municipais onde as urnas forem instaladas.

No domingo (2), o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) fará o acompanhamento das atividades desenvolvidas nas ruas, durante o período de votação (das 8h às 17h). O espaço também será o canal oficial de repasse de informações, em tempo real, para o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN).

Durante todo o domingo, a Polícia Militar (PM) estará presente nos 5.044 locais de votação de 25.516 seções eleitorais nos 399 municípios paranaenses.

O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Civil do Paraná, e o Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar, estarão com todo o efetivo das unidades mobilizado para qualquer eventualidade. O Corpo de Bombeiros deve vistoriar previamente os locais de votação e apuração para prevenção de incêndios e prestação de socorro por meio do Siate.

CURITIBA

A ação na capital paranaense contará com a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Secretaria de Trânsito (Setran), que atuarão juntas. Ao todo, serão 414 locais de votação em Curitiba, sendo 166 escolas municipais.

Na capital, os detidos por crimes eleitorais serão encaminhados ao Fórum Eleitoral para a assinatura de Termo Circunstanciado (TC), com sua posterior liberação. Casos de flagrante e de confecção de boletim de ocorrência serão atendidos pelo 1º Distrito Policial (DP), no Centro da cidade.

Os detidos no interior do Estado serão encaminhados para colégios eleitorais e naqueles municípios em que não houver colégio eleitoral os detidos serão levados para a Polícia Civil. 

De acordo com a Justiça Eleitoral, desde terça-feira (27), cinco dias antes do primeiro turno das eleições de 2016, nenhum eleitor pode ser preso ou detido, a não ser em flagrante ou para cumprimento de sentença criminal. Esta garantia é válida até 48h após o pleito – ou seja, até a terça-feira (4), às 17h. 

LEI SECA
A venda, a compra e o consumo público de bebidas alcoólicas estão proibidos em todo o Paraná neste domingo (2), dia do primeiro turno das eleições, das 6h e às 18h. 

O objetivo da medida é garantir a ordem e a tranquilidade pública, no transcurso do pleito eleitoral. As pessoas que forem flagradas vendendo, comprando ou consumindo bebidas alcoólicas serão conduzidas pela polícia à delegacia.

27 set 2016, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando