Policia Federal desarticula quadrilha que movimentou mais de R$ 600 milhões no Paraná

Organização criminosa conferia aparência legal a recursos financeiros de origem ilícita e remetia o dinheiro “sujo” para contas no Paraguai

A Polícia Federal, em conjunto com Receita Federal, deflagrou nesta quinta-feira (05), no Paraná, a Operação Bemol, que desarticulou uma organização criminosa transnacional responsável por um esquema de lavagem de dinheiro multimilionário. Segundo a polícia, em cinco anos, o grupo teria movimentado mais de R$ 600 milhões.

Leia também:

STF recebe lista com 54 nomes; Renan e Cunha são citados

Juiz da Operação Lava Jato fala sobre lavagem de dinheiro a estudantes 

Os agentes cumpriram 07 mandados de prisão preventiva, 34 mandados de prisão temporária, 25 mandados de condução coercitiva e 68 mandados de busca e apreensão em dez cidades de três estados. Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Matelândia, Cascavel, Toledo e Altônia, no Paraná, Joinville e Soledade, em Santa Catarina, e Ribeirão Preto e Monte Aprazível no estado de São Paulo. A operação conta com o apoio de 230 policiais federais e 30 servidores da Receita Federal.

Segundo as investigações, a quadrilha utilizava contas bancárias de 87 empresas, geralmente fictícias, para receber grandes valores de pessoas físicas e jurídicas interessadas em adquirir mercadorias, drogas e cigarros contrabandeados do Paraguai.

A organização, conforme explicou a PF, conferia aparência legal a recursos financeiros de origem criminosa e remetia esse dinheiro “sujo” para contas no Paraguai. Além dessas atividades, para atender as exigências de “doleiros” paraguaios, a organização criminosa também era responsável por transferir parte dos ativos ilícitos para contas bancárias brasileiras.

A operação Bemol recebeu este nome por seguir os mesmos passos da Operação Sustenido, que há menos de um ano desarticulou outra organização criminosa em Foz do Iguaçu especializada na prática dos mesmos delitos.

Segundo a Polícia, o papel das organizações criminosas desarticuladas pelas Operações Sustenido e Bemol era o de fazer a ligação entre traficantes de droga, “cigarreiros” e empresários brasileiros, com os fornecedores de tais produtos no Paraguai. Esses grupos eram responsáveis por garantir o pagamento dos fornecedores paraguaios.

Confira a matéria exibida no programa Balanço Geral:

5 mar 2015, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando