Polícia Federal deflagra operação para combater poluição ambiental em Foz

Foto: Polícia Federal

A ação tem por objetivo combater os crimes de corrupção ativa, poluição ambiental, contrabando e associação criminosa

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (21) a Operação Lixo Tóxico, em Foz do Iguaçu, na região Oeste do Paraná. A ação tem por objetivo combater os crimes de corrupção ativa, poluição ambiental, contrabando e associação criminosa.

De acordo com a PF, a incidência de crimes contra o meio ambiente é comum nesta região de fronteira. Diante disso, constatou-se que algumas empresas que atuam no ramo de comércio de baterias automotivas importavam, do Paraguai, baterias usadas. Tal prática é proibida por lei, em razão da toxidade das substâncias que compõem interna e externamente as carcaças de baterias veiculares. Além disso, sem autorização, algumas dessas empresas armazenavam tais sucatas em local impróprio e de forma incorreta.

Exames periciais constataram que vazamentos de ácido-sulfúrico e de chumbo, substâncias cancerígenas, penetraram o solo, o que pode levar à contaminação do lençol freático, rios e da água consumida pela população que reside nas vizinhanças destes locais.

Segundo a PF, alguns empresários ficaram insatisfeitos com a forte fiscalização, especialmente próximo à fronteira, e tentaram subornar agentes da Guarda Municipal, oferecendo dinheiro em troca da omissão no serviço.

A 5ª Vara Federal de Foz do Iguaçu emitiu 20 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de condução coercitiva, além de mandados de intimação para prestar esclarecimentos. As penas máximas previstas variam de 3 a 12 anos de prisão para cada um dos crimes mencionados.

21 set 2016, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando