Paraná é o terceiro estado com maior número de ataques a bancos no país

Desde janeiro, 98 agências bancárias foram alvos de ladrões no estado, aponta pesquisa da Contrasp

O Paraná é o terceiro estado brasileiro com maior número de ataques a agências bancárias registrados no primeiro semestre de 2016. Os dados, divulgados nesta segunda-feira (25), são de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores de Segurança Privada (Contrasp). Desde janeiro, 98 bancos foram alvos de ladrões no Paraná. Ao todo, foram registradas 53 explosões, 30 arrombamentos e 15 assaltos.

O estado com maior número de ataques a bancos é Minas Gerais (161), seguido por São Paulo (137) que ficou na segunda colocação. Apesar do alto índice, a Contrasp afirma que o número de ocorrências é 22% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado – 1.032 bancos atacados em 2016 contra 1.315 em 2015. 

A pesquisa também mostra que as empresas de transporte de valores são o novo alvo das quadrilhas que praticam assaltos. No primeiro semestre deste ano, duas delas foram alvejadas, uma em Salvador, na Bahia, e outra em Santos, São Paulo. Já os carros-fortes, segundo a Contrasp, foram atacados 27 vezes nos primeiros seis meses do ano.

Para o presidente da confederação, João Soares, a redução do número de ataques no país foi ocasionada pela retirada dos caixas eletrônicos do comércio em geral.

“O comércio reduziu em quase 100% o número de caixas eletrônicos disponíveis, isso fez as quadrilhas investirem nas explosões em agências bancárias. Mas devido a essa migração, bancos como a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, adotaram medidas da retirada de dinheiro dos caixas eletrônicos depois do expediente nas agências, o que dificultou ainda mais a ação dos bandidos. Apesar de todas essas medidas quem sai prejudicada é a população, que além da retirada dos caixas, sofre com as agências fechadas em consequência das explosões, só o Banco do Brasil noticiou que fechou 210 unidades”, disse Soares.

25 jul 2016, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando